LEITURA ORANTE – “Instruções aos discípulos para a missão.” – Quinta-feira – 13/07/2023
Mt 10,7-15 = Instruções aos discípulos para a missão.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.*
11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.
12 Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa.
13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós.
14 Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés.*
15 Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus envia os doze discípulos para derrubar o reino do maligno e anunciar que Reino de Deus está chegando. Os discípulos não são perfeitos, tem seus defeitos como todo ser humano, mas eles amam Jesus e participam de seu poder.
Jesus dá o regulamento para a missão: Para evangelizar não basta só anunciar palavras, é necessário viver e fazer:
Em primeiro lugar ir dois a dois, porque é pela convivência humana, pacífica, cheia de atenções um pelo outro que se mostra o verdadeiro amor.
Restaurar o ser humano no corpo e no espírito, por isso recebem de Jesus o mesmo poder que Ele recebeu do Pai, são os sinais do amor de Deus para a humanidade. O dom de Deus é gratuito, e ninguém pode cobrar nada, porque custa o sangue de Cristo.
O mundo procura segurança nos bens materiais, mas os discípulos não devem procurar seguranças humanas, porque a bagagem é confiar na Divina Providência que atende através da comunidade cristã, e algumas vezes também em modo extraordinário.
O missionário leva a paz de Cristo. “Paz a esta casa” é palavra com o poder de Deus, que dá a paz a quem abrir o coração com humildade.
Qual é a força principal do evangelizador? É a graça de Deus e a completa doação de si mesmo aos outros, mesmo em meio à rejeição, mesmo sem ver resultados imediatos, continuar semeando gratuitamente sabendo que outros irão colher.
Aquele que não quiser receber o anúncio do Reino de Deus, mas estiver interessado em outras coisas não receberá a paz de Deus. Sacudir a poeira dos pés para dizer que não querem levar nada daquela casa e não querem receber a mesma condenação.
A evangelização é uma obra de Deus, depende do poder de Deus e nós somos somente instrumentos, ministros desta salvação.
Nestes dois mil anos da Igreja, o Dono da messe enviou ao mundo uma multidão de missionários.
Todos somos chamados a ser missionários no meio dos irmãos com que convivemos: colocar amor onde não tem amor. Hoje é necessário recomeçar a Evangelização neste mundo em contínua mudança. A Igreja tem a missão da “Nova Evangelização”, testemunhar Jesus Cristo com novo entusiasmo, com novos métodos, com novas expressões porque a cultura moderna está em contínua mudança.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, ajudai-nos a sermos discípulos missionários, luz para quem está longe da luz de Deus. Ajudai-nos a cumprir as obras da misericórdia divina para os pobres e os doentes, mas particularmente confortar os corações que sofrem as consequências da vida moderna que preza mais o dinheiro do que o ser humano. Que nossa presença seja sempre para favorecer a paz no coração e na comunidade.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: