LEITURA ORANTE – “Jesus cura a emoroiça e ressuscita a filha de Jairo.” – Segunda-feira – 10/07/2023

Mt 9,18-26 = Jesus cura a emoroiça e ressuscita a filha de Jairo

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá.*

19 Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discípulos.

20 Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto.

21 Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada.

22 Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente.

23 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes:*

24 Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme. Eles, porém, zombavam dele.

25 Tendo saído a multidão, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se.

26 Esta notícia espalhou-se por toda a região.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Nem todos os chefes judeus estão contra Jesus. Este chefe da sinagoga vê Jesus como um grande profeta, pede pela vida da filha e Jesus atende.

Uma mulher a anos tem uma perda de sangue, é considerada impura e não pode ficar no meio do povo. Não fala nada, mas tem tanta fé que só toca o manto de Jesus e fica curada.

Jesus olha para a mulher curada e mostra que a fé dela não é só para a cura do corpo, mas para a salvação total: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”, não só te curou o corpo, mas te salvou porque teu coração está aberto à ação de Deus.

Aqueles que rodeiam Jesus, o estão apertando por todos os lados, não tem fé, só curiosidade, e apesar da proximidade com Jesus não recebem nada.

Na comunhão eucarística, não só tocamos Jesus pela fé, mas ele se torna alimento da nossa vida eterna.

Jesus chega à casa de Jairo lá estão os tocadores de flauta entoando cânticos fúnebres, cumprindo os ritos do velório. Há muita confusão e Jesus pede clima de fé para realizar as obras do amor do Pai.

Para Jesus a morte física é como um sono; ele pode fazer voltar a esta vida terrena. É comovente ver Jesus que pega a menina pela mão e a levanta para esta vida.

A ressurreição final será bem superior porque será para a vida eterna.

No dia a dia de nossa vida acontecem situações difíceis, até impossíveis para as forças humanas. Parecem obstáculos ou impedimentos, são precisamente as ocasiões em que devemos ter fé e coragem como Jairo e como esta mulher, nos apoiar totalmente em Deus, e ele vai manifestar sua presença cheia de amor.

Vamos fundar nossa fé em Jesus e na nossa experiência da graça de Deus atuando em nossa vida.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus você atende ao chefe da sinagoga que tem fé, mas elogia de modo particular a mulher e lhe anuncia que a fé dela não é só para a cura do corpo, mas para a salvação, a comunhão com o Pai. Doa-nos uma fé que mantenha viva a esperança na presença do Pai também nas situações mais difíceis. E quando recebemos você na Eucaristia, possamos ter uma fé semelhante à daquela mulher.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento