LEITURA ORANTE – “O Evangelho revelado aos pequeninos.” – Domingo – 09/07/2023
Mt 11,25-30 = O Evangelho revelado aos pequeninos.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.
28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Na sua evangelização Jesus transmite a sua experiência de convivência com o Pai. Jesus evangeliza anunciando o Reino do amor do Pai, cura as doenças, expulsa o demônio e encontra acolhida no povo simples. Mas a liderança da sociedade lhe faz oposição. Os fariseus começam uma campanha de difamação contra ele. Eles não podem negar o que ele faz, as curas, os milagres, e por isso o acusam de feitiçaria dizendo que ele expulsa demônios em nome de Belzebu; eles também atacam sua reputação dizendo que “ele é um comilão e um beberrão”.
Jesus envia 72 discípulos com a missão de anunciar o Reino do amor de Deus.
Eles voltam alegres pelos resultados: os mais pequenos da sociedade acolhem o Evangelho, recebem curas e são libertados da opressão do demônio. E Jesus louva ao Pai:
Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
Jesus é manso e humilde de coração, exulta de alegria e louva ao Pai porque as pessoas simples, os que este mundo considera sem valor são aqueles que acolhem a revelação de Deus. O pequeno não apresenta exigências, reconhece suas necessidades e pede para quem pode atender. O pequeno acolhe de coração aberto e também sabe agradecer e colaborar.
Por que aqueles que dominam a sociedade, os intelectuais, os sábios, os poderosos não acolhem a manifestação de Deus? porque estão fechados em seu orgulho de superioridade.
O jugo do mundo é pesado: a sociedade materialista tem suas exigências para mostrar sucesso. Hoje o mundo procura conforto, as novidades do celular, andar na moda, sucesso, geralmente às custas dos mais fracos. O mundo oferece sua felicidade: e o subproduto é a falta de paz interior, a violência, o pecado e o inferno.
E Jesus convida seus discípulos para acolher o Reino de Deus:
28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei meu ensinamento. Porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
O ensinamento de Jesus é fazer as coisas por amor e confiar na misericórdia do Pai: o seu mandamento “amor a Deus e ao próximo” é leve, simples de compreender. Também Jesus oferece a força divina do Espírito para praticar seu mandamento do amor a Deus e aos irmãos.
É bom ser discípulo de Jesus e imitar seu modo de viver: Jesus é humilde com o Pai, reconhecendo que o Pai é a fonte de todo o bem. Jesus é manso com todas as pessoas, tratando com amor não só os mais fracos, mais também os que prejudicam.
Naturalmente só quem renunciou a tudo pode seguir por este caminho e receberá de Deus a força e a paz.
Nós devemos escolher entre seguir o mundo, ou seguir Cristo. Quem segue Jesus por amor, terá a paz de Jesus, a alegria. Compreenderá que o Reino dos céus é a única coisa necessária que ele deve procurar. E então ele se sentirá muito mais leve. Livre de tantos pesos que a sociedade impõe.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Senhor Jesus, queremos participar da tua união íntima com o Pai, somos felizes porque estamos acolhendo a Boa notícia do Evangelho. Manda teu Espírito que esvazie nosso coração do orgulho que nos faz sentir independentes de Deus, e superiores aos outros. Dá-nos um coração humilde para orar e adorar e acolher Deus do jeito que ele vem a nós nas pequenas coisas da vida. Jesus manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento