LEITURA ORANTE – “Tempestade acalmada: Senhor, salva-nos!” – Terça-feira – 04/07/2023
Mt 8,23-27 = Tempestade acalmada: Senhor, salva-nos!
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
23 Subiu ele a uma barca com seus discípulos.
24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia.
25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos!
26 E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.
27 Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
23 Subiu ele a uma barca com seus discípulos. Jesus gostava de evangelizar à beira do lago de Genesaré, onde havia muitos povoados que viviam de agricultura e de pesca. Jesus está no lado ocidental do lago, e depois de uma jornada de evangelização, à tarde, pede aos discípulos para atravessar o lago e ir à margem oriental do rumo ao território dos gerasenos, que eram pagãos. Uma travessia de 7-8 quilômetros.
24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Já é noite, e Jesus cansado dorme dentro do barco. Uma tempestade desaba no lago, o perigo é real. Jesus continua dormindo porque confia no Pai, mas os discípulos ficam apavorados porque se sentem pequenos, frágeis, frente ao perigo e não sabem mais o que fazer.
25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! Frente ao perigo superior às nossas forças é natural ter a sensação de insegurança. O medo de afundar facilmente toma conta do ser humano. Todos nós passamos por tempestades na vida, ficamos apavorados e gritamos. Tem medo quem se sente sozinho frente a um perigo superior às suas forças.
26 E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? O que é ter fé? Uma criança nos braços da mãe não tem medo porque confia na mãe. Tem fé quem sabe que está nos braços de Deus e confia. Depois de fazer todo seu esforço para se sair bem, confia e diz: Deus me ama não permitirá nada que não seja para meu bem verdadeiro.
Quem faz oração – está unido a Deus na oração – sabe pedir socorro sem exigir que Deus faça o que nós queremos, sem julgar a ação de Deus. Eu peço o que acho necessário e confio que ele dá o que ele acha necessário.
Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem? Parece que o mal é mais forte do que o bem. Na realidade, Jesus é o mais forte, ele é o vencedor. É necessário confiar no poder dele sobre as forças do mal.
A fé cristã vence o medo do futuro da nossa existência, porque Jesus nos oferece a sua paz. Jesus, o libertador, oferece-nos uma libertação total, inclusive do medo, desde que nossa fé em sua presença seja viva.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você confia no Pai e não tem medo porque se sente amparado. Eu sei que o Pai me ama e está comigo em todas as situações, mas no momento da dificuldade esta certeza fica fraca, a gente fica angustiada e quer ver-se livre do perigo. Que minha oração se torne um grito como fizeram seus discípulos na tempestade. Dá-nos a sua paz para confiar e acolher a vontade de Deus também quando é difícil.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento