LEITURA ORANTE – “Tomé, não sejas incrédulo, mas homem de fé.” – Segunda-feira – 03/07/2023

Jo 20,24-29 Tomé, não sejas incrédulo, mas homem de fé

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 

25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!

26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!

27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.

28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Tomé é o discípulo que expressou solidariedade a Jesus na última viagem para Jerusalém onde ele era ameaçado de morte, e com muito realismo animou os outros com as palavras: “Vamos nós também para morrer com ele” (Jo 11,16).

Tinha tanta simplicidade que durante a última ceia perguntou a Jesus: “Mostra-nos o Pai”, e Jesus lhe respondeu: “Quem me viu, vê o Pai… Eu sou o caminho” que leva ao Pai.

Depois da morte de Jesus, no primeiro dia da semana os discípulos estão reunidos trancados no Cenáculo, desnorteados, com medo. Os maus venceram e aniquilaram Jesus. Ainda há esperança?

E o Cristo ressuscitado aparece no meio deles. Acham difícil acreditar, mas Cristo pede para tocar suas mãos feridas e seu lado aberto pela lança do soldado.

Também Tomé queria tocar as feridas do Mestre como os outros discípulos.

Também Tomé tocou Jesus e viu que era a mesma pessoa que tinha conhecido durante os três anos de convivência na evangelização, que morreu na cruz e agora estava vivo diante dele.

Tomé sente uma mudança interior e repara sua incredulidade sobre a ressurreição do Senhor com comovida profissão de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Viu e tocou a humanidade “meu Senhor”, e creu na divindade “meu Deus”.

Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto! Jesus inaugurou a “realidade da ressurreição, a força de ressurreição” Agora deve estende-la a todo seu Corpo místico. Quem crê, recebe a paz de Deus. Assim aos poucos o poder do Espírito começa a reconstruir as pessoas a partir de seu interior, renova o coração e dá alegria.

Jesus pede a fé para entrar no seu Reino, participar de sua ressurreição. Crer é confiar no poder de Deus, sem exigir ver o resultado imediatamente.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, junto com o Apóstolo Tomé, eu também às vezes estou animado e digo: eu quero segui você até a morte, mas também às vezes sinto dificuldade em minha fé, e gostaria de dizer: Também eu quero tocar as chagas do Ressuscitado.

Mas lembro o que você disse a Tomé: Felizes aqueles que creem sem ter visto”. Portanto junto com ele dentro do coração imploro: “Jesus, mostra-nos o Pai e isto nos basta”.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

A Tradição conta que Tomé e seus discípulos chegaram a evangelizar as regiões do Oriente, em Edessa na Pérsia, e chegaram até a India

No sul da India, estado de Querala, três milhões de cristãos que formam duas Igrejas de rito oriental que se chamam “Os cristãos de São Tomé”.

O Martirologio de São Gerolamo comemora a translação de seu corpo de Edessa para Síria (atualmente Turquia), a 3 de julho.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Papa Francisco disse que o profeta é um sinal vivo que indica Deus aos outros, o profeta é um reflexo da luz de Cristo no caminho dos irmãos.

Profeta, irmãos e irmãs, é cada um de nós: de fato, com o Batismo, todos nós recebemos o dom e a missão da profecia. Profeta é aquele que, em virtude do Batismo, ajuda os outros a ler o presente sob a ação do Espírito Santo. É muito importante ler o presente não como uma crônica, mas lê-lo como iluminado e sob a ação do Espírito Santo que ajuda a compreender os projetos de Deus e a corresponder a eles. Em outras palavras, o profeta é aquele que indica aos outros Jesus, que dá testemunho dele, que ajuda a viver o hoje e a construir o amanhã de acordo com os seus desígnios. Portanto, todos nós somos profetas, testemunhas de Jesus «para que a força do Evangelho resplandeça na vida cotidiana, familiar e social.Por isso, quando se deve tomar uma decisão importante, é bom primeiro rezar, invocar o Espírito, mas depois escutar e dialogar, na confiança de que todos, mesmo o mais pequenino, têm algo importante a dizer, um dom profético para compartilhar. Assim se busca a verdade e se difunde um clima de escuta de Deus e dos irmãos, no qual as pessoas não se sentem acolhidas apenas se dizem aquilo que eu gosto, mas se sentem acolhidas e valorizadas como dons pelo que são.