LEITURA ORANTE – FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – “Missão de Pedro no meio dos discípulos.” – Domingo – 02/07/2023
Mt 16,13-19 Missão de Pedro no meio dos discípulos
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.*
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.*
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Jesus está em Cesaréia de Felipe, bem longe de Jerusalém, iniciando sua caminhada rumo a esta cidade onde acontecerá a Páscoa definitiva. Jesus sabe que as multidões não entendem a sua missão. “Os homens dizem que tu és algum dos profetas”. Jesus quer que os discípulos superem a opinião do povo, e escutem a revelação do Pai. Então longe da confusão das multidões, vai ensinando.
15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Pedro é o primeiro a ouvir a voz do Pai e professar a sua fé: “Tu és o Messias prometido por Deus. Tu és o Filho de Deus”. O Pai colocou tudo em suas mãos, tudo depende da salvação que você nos oferece.
17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. Jesus declara que esta fé é dom do Pai e a partir deste dom que o Pai deu a Pedro, começa a formar o novo povo da Igreja.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Cristo escolhe Pedro para ser fundamento da Igreja, novo povo de Deus. Este povo no meio da humanidade tem a missão de ser luz, sal e fermento, por isso garante a Pedro um carisma do Espírito para não deixar a Igreja desviar do Evangelho.
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Linguagem simbólica para descrever a missão de Pedro: portador das chaves do Reino dos céus (Mt 16,13-19), pastor do rebanho santo (Jo 21,15-17), confirmador dos irmãos (Lc 22,32), e na sua pessoa e nos sucessores o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Domingo festa de São Pedro é Dia do Papa:
A missão do papa é superior às forças humanas, por isso Papa Francisco reza, e pede continuamente para rezar por ele, para que possa cumprir sua missão. E nós temos a importante tarefa de rezar pelo papa, e de compreender o seu ensinamento que aplica o Evangelho para a situação atual da Igreja e da humanidade.
O papa é sucessor de Pedro para confirmar os cristãos no caminho de Jesus. Ele continua declarando que Jesus é o Messias prometido, o Filho de Deus que nos salvou colocando seu amor misericordioso no lugar de nossa maldade.
Papa Francisco tem grande sensibilidade, tem seus sofrimentos humanos, mas supera-se como pai que tem amor para todos os seus filhos ele se entrega à sua missão sem poupar forças.
Durante a historia da Igreja tivemos 266 papas. Agradecemos a Deus porque a maioria dos papas foram pessoas santas, e alguns deram a vida no martírio. Alguns papas como seres humanos tiveram falhas no seu comportamento moral. Porém sempre conservaram a Igreja na fé em Cristo e no caminho do Evangelho.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.