LEITURA ORANTE – “Em Cafarnaum cura do servo do centurião e da sogra de Pedro.” – Sábado – 01/07/2023
Mt 8,5-17 = Em Cafarnaum cura do servo do centurião e da sogra de Pedro.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
5 Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito.
7 Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei.
8 Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz…*
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
12 enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes.*
13 Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé.
Na mesma hora o servo ficou curado.
14 Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre.
15 Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los.
16 Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos.
17 Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53,4).
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O centurião é pagão, não pertence ao povo judeu, mas é solidário com o seu servo e com humildade pede a cura dele.
Sendo que o povo pensava que Jesus devia estar perto do doente para curar, o Senhor e se dispõe ir até a casa do centurião e atender ao pedido.
8 Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
O soldado romano pede a cura porque tem fé em Jesus, mas é pagão e sente-se indigno de receber o Senhor em casa. Então por respeito confessa que não é necessário ir até a casa dele, basta que ele dê uma ordem de longe para curar.
A fé do centurião é simples e humilde, e Jesus se alegra por esta disposição que é própria do reino de Deus, e vê que pagãos e estrangeiros, povos de todas as nações entrarão no Reino de Deus em maior número do que os judeus.
Os judeus são os filhos do Reino porque preparados pelos profetas, mas por orgulho recusam aceitar Jesus e seu ensinamento, assim se excluem do Reino de Deus.
Jesus não é um curandeiro, mas o missionário do amor do Pai, não cura todos, mas alguns que pedem com fé humilde. É a fé em Jesus que salva. Jesus cura porque tomou sobre si as nossas enfermidades. Todos são convidados a participar do Reino de Deus. Depende das atitudes de cada um: humildade, solidariedade para sermos capazes de acolher o Reino de Cristo que vem até nós.
Em Cafarnaum Jesus prega na sinagoga e depois vai para a casa de Simão Pedro. A sogra de Simão Pedro está com febre alta e Jesus a cura. Agradecida, imediatamente se levanta e começa a servi-los. Durante o dia de sábado era proibido trabalhar, carregar doentes, curar. Então os judeus esperam chegar a noite para levar os doentes, e Jesus atende a todos os que pedem.
Jesus não para, vai onde estão as pessoas porque sente que esta é a missão recebida do Pai, cumpriu a predição do profeta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53,4). Cafarnaum é a cidade que ele mais favorece com sua pregação e seus milagres.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, quero ser fiel ao evangelho, e não cristão somente de sacramentos, sem compromisso. Dá-me uma fé simples e humilde, que acolhe a graça do Espírito Santo, fiel às suas inspirações, também quando são contrárias à opinião do mundo. Me dá a sensibilidade de reconhecer todo o bem que fazem as pessoas ao meu redor, também se não frequentam a Igreja junto comigo, porque o que vale é a humildade perante Deus e o amor ao próximo.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: