LEITURA ORANTE – “Grão de mostarda; fermento.” – Segunda-feira – 31/07/2023
Mt 13,31-35 = Grão de mostarda; fermento.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
31 Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo.
32 É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos.*
33 Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa.*
34 Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava,
35 para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2).
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O grupo dos que seguem Cristo é tão pequeno. Vai aumentar ou vai desaparecer?
Quando Jesus começou a pregação, estava somente ele com mais alguns discípulos, mas iluminado pelo Espírito Santo conhecia a força interior da Palavra de Deus, via que o Reino de Deus é uma semente que ia crescer e se espalhar pelo mundo todo e servir de abrigo para as pessoas de todas as nações.
Nós devemos sentir que a evangelização não é feita somente com nossas forças humanas. Há algo superior em nós: a Palavra de Deus tem em si a vida divina, é poder de Deus e o resultado será na medida em que nós deixamos Deus agir através de nós, assim tem resultados inesperados pelas previsões humanas.
O fermento misturado à farinha é uma quantidade pequena, mas tem uma força dentro de si, e fermenta toda a massa. O Reino de Deus tem algo que se vê, mas o mais importante não se vê, porque é a ação do Espírito de Deus através de Jesus está vivificando a humanidade.
A partir de Jesus a vida do Espírito se expande para toda a humanidade, e todos os povos se abrigam nele. A vida do Espirito é como o fermento que a partir dos discípulos, especialmente os santos, se expande no coração de quem se converte, transforma seu modo de viver e influencia as culturas de todos os povos.
Jesus foi o início do fermento neste mundo. Agora nós devemos continuar sendo o fermento, a força de Deus que salva. O Reino penetra todas as realidades humanas, para transformá-las, mas depende também da colaboração humana. O nosso trabalho, o nosso descanso, a nossa vida de família, o estudo, a política; tudo tem valor na medida em que agimos como pessoas transformadas pelo o fermento de Deus.
A história da humanidade não é mais a mesma desde que Jesus deu a vida para salvar o homem. Com seu amor transforma a humanidade.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você está sempre enviando seu Espírito Santo aos nossos corações para transformá-los. Eu quero ser fiel às suas inspirações que me levam a viver como filho de Deus, como você nos ensinou no sermão das bem aventuranças. Eu peço por todos os meus irmãos que são discípulos missionários e continuam a evangelizar nesta grande multidão da humanidade.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: