LEITURA ORANTE – “Grão de mostarda; fermento.” – Segunda-feira – 31/07/2023

Mt 13,31-35 = Grão de mostarda; fermento.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

31 Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo.

32 É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos.*

33 Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa.*

34 Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava,

35 para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2).

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

O grupo dos que seguem Cristo é tão pequeno. Vai aumentar ou vai desaparecer?

Quando Jesus começou a pregação, estava somente ele com mais alguns discípulos, mas iluminado pelo Espírito Santo conhecia a força interior da Palavra de Deus, via que o Reino de Deus é uma semente que ia crescer e se espalhar pelo mundo todo e servir de abrigo para as pessoas de todas as nações.

Nós devemos sentir que a evangelização não é feita somente com nossas forças humanas. Há algo superior em nós: a Palavra de Deus tem em si a vida divina, é poder de Deus e o resultado será na medida em que nós deixamos Deus agir através de nós, assim tem resultados inesperados pelas previsões humanas.

O fermento misturado à farinha é uma quantidade pequena, mas tem uma força dentro de si, e fermenta toda a massa. O Reino de Deus tem algo que se vê, mas o mais importante não se vê, porque é a ação do Espírito de Deus através de Jesus está vivificando a humanidade.

A partir de Jesus a vida do Espírito se expande para toda a humanidade, e todos os povos se abrigam nele. A vida do Espirito é como o fermento que a partir dos discípulos, especialmente os santos, se expande no coração de quem se converte, transforma seu modo de viver e influencia as culturas de todos os povos.

Jesus foi o início do fermento neste mundo. Agora nós devemos continuar sendo o fermento, a força de Deus que salva. O Reino penetra todas as realidades humanas, para transformá-las, mas depende também da colaboração humana. O nosso trabalho, o nosso descanso, a nossa vida de família, o estudo, a política; tudo tem valor na medida em que agimos como pessoas transformadas pelo o fermento de Deus.

A história da humanidade não é mais a mesma desde que Jesus deu a vida para salvar o homem. Com seu amor transforma a humanidade. 

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, você está sempre enviando seu Espírito Santo aos nossos corações para transformá-los. Eu quero ser fiel às suas inspirações que me levam a viver como filho de Deus, como você nos ensinou no sermão das bem aventuranças. Eu peço por todos os meus irmãos que são discípulos missionários e continuam a evangelizar nesta grande multidão da humanidade.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final:

LEITURA ORANTE – “Tesouro escondido; pérola; rede de pesca.” – Domingo – 30/07/2023

Mt 13,44-52= Tesouro escondido; pérola; rede de pesca

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

44 O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.

45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.*

46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

47 O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.

48 Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.

49 Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos

50 e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O Reino dos céus é semelhante a um tesouro, uma pérola.

Era costume enterrar potes de moedas no fundo do quintal para defendê-las dos ladrões. O lugar era conhecido somente pelo dono do tesouro. Morto o dono, ninguém mais sabia onde o tesouro estava enterrado. Um diarista, trabalhando num terreno, tem a surpresa de encontrar um tesouro e não quer perder a oportunidade para adquiri-lo. Mas não é dono do campo, então com alegria vende tudo o que tem para comprar aquele terreno e se tornar dono também do tesouro.

Um comerciante está à procura de fazer negócios e encontra uma pérola de grande valor e logo entrega tudo o que tem para comprar a pérola.

O Reino de Deus é o tesouro e a pérola preciosa que devemos adquirir, é o valor supremo que está acima dos bens e interesses terrenos.

Alguns encontram o Reino de Deus por pura graça e sentem a felicidade entrar no seu coração.

Alguns estão à procura do sentido da vida, e depois de muita procura tem a alegria de encontra-lo.

A alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa.  Para Deus damos tudo ou nada. Entregar-se a Deus: só quem doa tudo, com alegria, receberá a alegria de Deus.

Quem não tem coragem de tomar decisões corajosas poderá perder a oportunidade da felicidade que Deus oferece. Quem quer ficar com Deus, mas quer ficar também com sua satisfação, fica balançando entre Deus e o mundo, acabará perdendo tudo.

Jesus anuncia o Reino de Deus e acolhe todos aqueles que se aproximam dele, bons e maus, a todos anuncia a misericórdia de Deus. Mas nem todos se convertem.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Nesta vida o Pai doa a alegria do Espírito a quem renuncia a si mesmo em favor dos irmãos. Isso é experiência de toda pessoa que faz o bem desinteressadamente.

Jesus, procuramos as alegrias deste mundo que distraem por pouco tempo, mas podemos correr o perigo de perder a alegria que vem de Deus. Dá-me a coragem de vender tudo para ter a alegria do teu Reino. A alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Hoje a Igreja acolhe a todos os que pedem o batismo, mas nem todos têm a mesma disposição. Alguns se comprometem com o Reino de Deus, outros celebram batismo e sacramentos por tradição, mas não se comprometem e até criam problemas. Isto acontece na Igreja desde o começo.

Não somos nós que devemos excluir do Reino de Deus. Nós devemos continuar evangelizando. A separação acontecerá mais tarde, quando Jesus vier para julgar: os seus anjos levarão os bons para a vida eterna, e os demônios levarão os maus.

Nesta vida terrena temos alegrias e tristezas. Mas a vida no Reino de Deus oferece a alegria que é dom do Espírito Santo: “A alegria do Evangelho é por ter sido escolhido por Jesus, salvo por ele, regenerado por Jesus. É a alegria da esperança que nas cruzes e nos sofrimentos desta vida se manifesta na paz, na certeza que Jesus está conosco e nos acompanha.” (Papa Francisco)

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.

LEITURA ORANTE – “Marta confirma sua fé em Jesus.” – Sábado – 29/07/2023

Jo 11,19-27 = Marta confirma sua fé em Jesus.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

19 Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão.

20 Logo que Marta soube da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro.

Maria, porém, estava sentada em casa.

21 Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!

22 Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá.

23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá.

24 Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia.

25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

26 E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?*

27 Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.*

2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

Na encosta do Monte das Oliveiras, três quilómetros antes de chegar a Jerusalém, está o povoado de Betânia onde moram irmãos Lázaro, Marta e Maria, discípulos de Jesus. Nesta casa Jesus gosta de se hospedar em suas viagens missionárias.

Marta acolhe muitas vezes Jesus em sua casa, esforçando-se para atendê-lo com o máximo zelo. Ela é uma dona de casa bastante prática, até uma vez queixou-se com Jesus porque a irmã Maria preferia escutar Jesus, não ajudar no serviço de casa. Porém nesta ocasião Jesus defendeu Maria, mulher contemplativa, que dava mais atenção à pessoa de Jesus.

Lázaro ficou doente e morreu, Jesus vai até Betânia, ao sepulcro do amigo morto. Está emocionado com a perda do amigo, a emoção é tanta que chora junto com Maria e Marta.

Então Marta intercede pelo irmão Lázaro:

21 Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! 22 Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá.

23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá.

24 Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia.

Marta, irmã de Lazaro, professa sua fé no Cristo Senhor: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo”.

Neste ambiente de fé Jesus pede ao Pai, em alta voz para que também os discípulos e os presentes escutem, tenham fé acreditem que a vida vem através dele. Jesus ressuscita o amigo do sepulcro, para dizer que um dia ressuscitará os quem nele creem.

Então muitos judeus “viram o que Jesus fizera e creram nele”.

Marta é modelo de mulher laboriosa, sendo padroeira dos hospedeiros.

A hospitalidade é um dom presente em nossas famílias, especialmente entre os mais pobres, que se ajudam como podem. Lembremos que tudo quanto fazemos a qualquer um, fazemos ao nosso Deus, que é o criador de todos nós.

3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Jesus, você gostava da hospedagem de Marta. Hoje estamos continuando a ação de Marta quando servimos aos irmãos.

Junto com Marta queremos fazer nossa profissão de fé: “Senhor, creio que tu és o Cristo, que deve vir a este mundo para salvar”. Você é o Filho de Deus que nos traz a vida de Deus. 4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

LEITURA ORANTE – “Explicação da parábola do Semeador.” – Sexta-feira – 28/07/2023

Mt 13,18-23 = Explicação da parábola do Semeador.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador:

19 quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho.

20 O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida,

21 mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.

22 O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa.

23 A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

 A PALAVRA DE DEUS é como uma SEMENTE: sua força vital é luz do Espírito que nos faz compreender sua ação entre nós.

PALAVRA É MANIFESTAÇÃO DE DEUS, manifesta a nós o que ele está fazendo por nós, o que ele quer de nós. Esta palavra de Deus não é um som que escutamos pelos ouvidos, mas é um fato através do qual Deus se manifesta a nós seus filhos. Esta manifestação chega a nós por vários caminhos: o interior da consciência, algum acontecimento marcante, uma necessidade urgente, uma graça recebida, ou um sofrimento, a pregação da Igreja, a leitura da Sagrada Escritura, uma profecia.

Também quem não conhece a fé cristã pode ouvir em seu coração esta manifestação de Deus que o leva a produzir os frutos para o bem dos irmãos.

Jesus descreve os TERRENOS QUE ACOLHEM a palavra de Deus: alguns acolhem bem e outros fecham o coração.

Terreno duro da estrada: pessoas já presas ao mal e insensíveis ao bem onde o demônio (pássaros) e seus aliados facilmente tiram a palavra.

Terreno pedregoso: sem fundamento, povo inconstante que faz só o que gosta. Na empolgação acolhem a palavra, mas não tem firmeza nas dificuldades.

Terreno de espinhos: Quem quer ser discípulo do Reino, recebe com sinceridade a palavra, mas não corta seus vícios: as paixões, os interesses, as teorias humanas sufocam esta palavra.

Muitas pessoas acolhem a palavra de Deus, mas não fazem todo esforço para praticá-la, então se deixam levar por outras preocupações e pelas tentações, e a manifestação de Deus não produz os frutos que Deus espera.

Terreno bom. É coração aberto para Deus, mas produz frutos de modo diferente dependendo da generosidade com que corresponde às inspirações do Espirito.

 O que torna um terreno fértil à palavra de Deus? São 4 disposições interiores cultivadas com todo empenho:

1. Honestidade, pureza do coração, ter horror ao mal, e reconhecer a verdade, também quando dói.

2. Humildade, reconhecer as próprias fraquezas confiando na misericórdia de Deus, sem procurar desculpas e atenuantes, sem culpar os outros.

3. Generosidade, desejo do bem, busca contínua do verdadeiro bem para a humanidade também quando isso me custa sacrifício.

4. Perseverança também nas dificuldades, sem parar cansados ou satisfeitos.

Os frutos são as ações que Deus espera de nós.

Se preparamos o terreno do nosso coração, Deus se manifestará a nós, e sua palavra em nós produzirá frutos.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus, eu sei que toda hora devo decidir, eu quero escutar sempre sua palavra. Peço que seu Espírito me ajude no caminho da conversão para ser um terreno bom, ter as disposições interiores para fazer frutificar a Palavra de Deus. Também quando vejo as minhas faltas não quero desanimar, porque confio na sua misericórdia.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – “Por que Jesus se expressa em parábolas.” – Quinta-feira – 27/07/2023

Mt 13,10-17 = Por que Jesus se expressa em parábolas.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas?

11 Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.*

12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem.

13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam.

14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,

15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s).

16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!

17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Deus envia sua palavra a todos, mas nem todos estão interessados a ouvir e obedecer. Em público Jesus não anuncia claramente os mistérios do amor de Deus, mas ensina ao povo em parábolas, assim quem tiver interesse de compreender procurará mais o sentido da parábola, e quem não quiser converter-se, não compreenderá o sentido profundo, e não ficará fazendo gozação. Jesus quando enviou seus discípulos em missão lhes disse: “Não jogueis vossas pérolas aos porcos, para que eles não vos devorem”.

11 Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. Deus é bom e semeia sua palavra em todo terreno, bom ou ruim. Deus é poderoso, mas respeita nossa vontade livre e não força ninguém a obedecer a seus mandamentos. A semente tem vida dentro de si, mas os resultados dependem da vontade das pessoas: os terrenos são diferentes.

12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. É uma alegria dedicar-se a meditar a palavra de Deus, e quanto mais se dedicar com perseverança, tanto mais esta palavra produzirá seus frutos. Quando alguém recebe a Palavra de Deus, mas não quer produzir os frutos que Deus espera, a palavra será tirada dele.

14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: o coração deste povo se endureceu (Is 6,9s). O profeta Isaias reflete sobre o resultado de sua missão profética: Ele anuncia a Palavra de Deus, mas os ouvintes tem coração duro, esta palavra os irrita e ouvem com má vontade, fecham os olhos e não ver, e não se convertem. Eles vão perder até aquilo que agora têm ouvido. A experiência dos profetas continua também com Jesus, alguns até fazem oposição, e procuram alguma armadilha para desacreditá-lo frente ao povo.

16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Somente os de coração puro se tornam discípulos, estão abertos à manifestação de Deus e compreendem sua manifestação.

Vamos pedir a Deus um coração puro do orgulho, humilde, disposto a ouvir, a obedecer, porque quanto mais obedecemos a Deus mais receberemos as disposições interiores para segui-lo. Então nosso modo de viver será uma semente de Deus para quem estiver ao nosso redor.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, também você teve a mesma experiência de Isaias e de todos os profetas, anunciava a Palavra a todos com amor, mas constatava que muitos não se interessavam, e alguns faziam oposição. Você chegou a chorar sobre Jerusalém prevendo sua destruição como consequência de seu pecado. Dá-nos sentir a responsabilidade pelas graças que recebemos, e que sejamos uma luz para nossos irmãos.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

SÍNODO DA IGREJA

Nestes anos a Igreja está refletindo em união COM TODAS AS IGREJAS para compreender como viver e anunciar o evangelho de Jesus neste tempo.

A cultura muda rapidamente especialmente nos jovens e a Igreja, junto com a sociedade, sente a influência destas mudanças.

O Sínodo quer ouvir o que o Espírito nos diz para ser fiel no meio de todas estas mudanças. ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – “Bem-aventurados os vossos olhos porque veem.” – Quarta-feira – 26/07/2023

Mt 13,16-17 Bem-aventurados os vossos olhos porque veem

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!

17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Os Evangelhos não falam dos pais de Maria de Nazaré, que são os avós de Jesus. É tradição dos primeiros cristãos que os pais de Nossa Senhora chamavam-se Joaquim e Ana.

16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

A verdadeira bem-aventurança não está só em ver Jesus com os olhos do corpo, mas em ver com os olhos da fé e praticar o Evangelho que Jesus ensina: “Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Joaquim e Ana realmente são bem-aventurados porque Deus encontrou neles um casal cheio de fé e devoção, eles foram os pais escolhidos por Deus para dar a vida e criar a mãe do Salvador. Eles puderam ver o Salvador esperado por todo o povo de Israel, e por toda a humanidade. Também a filha deles, Maria, cantando louvores a Deus, declarou-se humilde serva do Senhor.

Mais de 100 anos depois da vinda de Jesus um grupo de cristãos piedoso escreveu um pequeno livro chamado “Proto Evangelho de Tiago” em que lembram a tradição que fala de Joaquim e Ana.

Na cidade de Jerusalém os cristãos dos primeiros tempos construíram uma Basílica dedicada a santa Ana no lugar onde segundo a tradição morava o casal Joaquim e Ana e onde nasceu a filha Maria.

A devoção a este santo casal é muito antiga, especialmente na Igreja do Oriente. A Igreja coloca a festa deste casal hoje (26 de julho) algumas semanas antes da Festa da Natividade de Maria (8 de setembro).

Hoje é o dia de agradecer a Deus por nossos avós porque Deus nos deu a vida através deles. Geralmente os pais tem muito tempo tomado pelo trabalho e deixam os filhos aos cuidados dos avós que sempre estão cheios de atenções para os netos.

Orar adorar, louvar e agradecer

Deus nosso pai, você está sempre presente no meio de nós, e participa de nossa história, por isso pede nossa colaboração humana. Nós temos nossos limites e defeitos, Mas você não despreza nosso esforço, o acolhe com amor de Pai, e em Jesus o leva à perfeição. Acolhe a colaboração de todos os casais na criação de seus filhos e netos. Hoje pedimos uma bênção especial para todos os vovôs e vovós que com tanta ternura se dedicam a seus netinhos.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

LEITURA ORANTE – “Pedido dos filhos de Zebedeu.” – Terça-feira – 25/07/2023

Mt 20,20-28 Pedido dos filhos de Zebedeu

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.

21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.

22 Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?  Sim, disseram-lhe.

23 De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou.

24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade.

26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.

27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.

28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.*

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho do pescador Zebedeu e de Salomé, irmão do apóstolo João, o Evangelista.

Este casal formou uma família de grande fé: a própria mãe junto com os filhos se tornou discípula de Jesus e o acompanhava junto com outras discípulas assistindo-o com seus bens.

Salomé acompanhou Jesus até a cruz, e junto com as mulheres no terceiro dia foi ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus, e o anjo lhes anunciou que Jesus estava vivo.

Tiago estava trabalhando na pesca junto com o pai e com seu irmão João, e foi chamado por Jesus a ser discípulo d’Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração de Jesus.

De caráter impetuoso, Jesus os chamou “Boanerges, filhos do trovão” quando ao chegar Jesus com sua comitiva à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada. João e Tiago viram neste fato uma afronta a Cristo e exprimiram sua indignação com estas palavras: “Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?”. Jesus, porém os repreendeu dizendo: “Vós não sabeis de que espírito sois! O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas” (Lucas 9:54).

Com Pedro e João é chamado a vigiar com Jesus no Getzemani.

O evangelho lembra que com o irmão ambicionou o primeiro lugar no Reino de Deus: Mt de 20,20-28 Pedido dos filhos de Zebedeu

Jesus está encaminhando-se para Jerusalém, a cidade do Rei-Messias.

Os discípulos tem ainda uma concepção política do messianismo: um dia Jesus triunfará e ocupará o trono de “glória”. Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição na comunidade dos discípulos. A mãe pede a Jesus o que ela acha melhor para os filhos: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.

Jesus os adverte que não compreendem que o Reino de Deus é diferente dos reinos humanos. Então anuncia que o destino do Messias é beber o cálice da justiça, carregando as consequências do pecado da humanidade. Os dois afirmam que querem acompanhar Jesus  em tudo, então Jesus promete que um dia, os dois irmãos compartilharão sorte do Mestre, até o martírio.

Na comunidade de Jesus a autoridade não é exercício de poder, mas serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. O modo de exercer o poder no mundo civil é autoritário e tirânico: não pode servir de modelo para a comunidade de Jesus.

E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Jesus mostra que a única coisa importante para os discípulos é seguir o exemplo dele: a grandeza e a primazia no reino é servir e não ser servido. Na Igreja haverá autoridade, mas vai ser exercida com espírito de serviço, e não por desejo de poder

Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. O livro dos Atos dos Apóstolos, narra que São Tiago, o foi  o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho: “Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2).

No século VIII, quando a Palestina caiu em poder dos muçulmanos, um grupo de espanhóis trouxe os restos de são Tiago, o Maior, à cidade espanhola de Iria. Mais tarde, naquele local, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados a são Tiago, o Maior, com isso a cidade de Iria passou a chamar-se Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o santuário de Santiago de Compostela é um dos mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem a pé o trajeto chamado “Caminho de São Tiago de Compostela”.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Senhor Jesus, o discípulo Tiago amava você tanto que deixou tudo para estar com você. Porém ainda não compreendia bem a sua missão de salvar a humanidade do pecado.

Nós também queremos estar com você no seu Reino, mas descobrimos muito devagar a sua realidade: gostamos do sucesso, e temos medo do sofrimento. Conserva-nos em sua intimidade, para que perseveremos com amor no serviço aos irmãos também quando não compreendemos.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final:

LEITURA ORANTE – “O “sinal” do profeta Jonas.” – Segunda-feira – 24/07/2023

Mt 12,38-42 – O “sinal” do profeta Jonas.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

38 Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre.

39 Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas:

40 do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.

41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O milagre é um sinal especial do carinho de Deus.

Na frente de um milagre alguns agradecem, outros ficam indiferentes. Jesus operou muitos sinais para comprovar sua missão: graças de cura e graças de libertação do poder maligno.

Escribas e fariseus não aceitam os seus ensinamentos que são diferentes dos ensinamentos deles. Não querem converter-se, e como desculpa pedem sinais milagrosos, coisas extraordinárias. Jesus chama-os de geração perversa porque eles querem somente criticar e condenar. Eles não valorizam as obras de Deus, não acolhem Jesus do jeito simples com que ele se manifesta.  Isto acontece porque eles não tem intenção de converter-se e orientar a própria vida para Deus.

Do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra.

O livro de Jonas narra um fato significativo: Nínive era a capital de um império poderoso, uma grande cidade cheia de violência e corrupção. Deus enviou o profeta Jonas pregar a conversão, mas este profeta desobedeceu, embarcou num navio para fugir. Numa tempestade foi jogado no mar, engolido por um grande peixe que em três dias o levou de volta para Nínive. Quando chegou lá, Jonas pregou a penitência os ninivitas se converteram.

Então Jesus promete um sinal semelhante a o que aconteceu com Jonas: o grande sinal será a sua morte e sepultamento até o terceiro dia, seguida pela ressurreição. “Naquele dia então, quem tiver disposição poderá crer”.

41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

Jesus ressuscitou no terceiro dia, mas também depois da ressurreição a maioria dos judeus não quis acreditar nas palavras dos apóstolos que o tinham visto ressuscitado. Pegaram os apóstolos, os colocaram na cadeia e bateram neles, os proibindo de falar de Jesus ressuscitado.

Haverá julgamento severo para aqueles que recusam a palavra de Deus e se deixam levar pelas próprias curiosidades e paixões. Eles são piores do que os ninivitas que se converteram à pregação de Jonas.

Quantos procuram igrejas onde dizem que acontecem milagres, mas parece um show, e na realidade não procuram conversão ao amor de Deus.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, ajuda-nos a sermos humildes para enxergar e agradecer todos os sinais de amor que o Pai do céu nos oferece todo dia. Ajuda-nos também a ter uma fé humilde para pedir suas graças que nos socorrem em nossas fraquezas. Também pedimos perdão pelas vezes em que conversamos sobre milagres movidos pela curiosidade.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.

LEITURA ORANTE – “Joio, grão de mostarda, fermento.” – Domingo – 23/07/2023

Mt 13,24-43 = Joio, grão de mostarda, fermento.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

24 Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.

25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo,  semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio.

27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28 Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto!

Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos?

29 – Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo. 30  Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.

36 Então despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo.

37 Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem.

38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno.

39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos.

40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo.

41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal

42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.

43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.

2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

A história da humanidade não é mais a mesma desde que Jesus colocou seu amor neste mundo.

O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. O Messias já veio e semeou a Palavra de Deus. O trigo é bom, quem acolhe a Palavra de Jesus produz bons frutos.

Então porque o Reino ainda não se instalou definitivamente?

Veio o seu inimigo,  semeou joio no meio do trigo. Jesus explica este mistério: É o inimigo que desde o início da história humana tenta estragar a criação de Deus, enganar os seres humanos e os tenta para o mal: o mal é produzido pela semente má. O Maligno está agindo através dos falsos profetas, ou falsos discípulos.

O inimigo está tentando cada um de nós e devemos prestar bem atenção quando a tentação se repete com frequência, e invocar nosso anjo da guarda que nos ajude a vencer a tentação do demônio.

Deixai-os crescer juntos até a colheita.

Deus é amor exigente, mas também é paciente. Ele tolera o sofrimento provocado pela convivência entre bons e maus.

Este tempo de convivência e de espera é uma provação em que o trigo pode se purificar, mas também é tempo para a conversão em que muito joio pode se converter em trigo bom por isso Jesus tinha misericórdia para os pecadores públicos.

Explica-nos a parábola do joio no campo.

Jesus trouxe o Reino de Deus entre nós: já é uma realidade presente entre os homens. Os que seguem Jesus são como a semente que produz os bons frutos.

Infelizmente neste mundo está presente também uma realidade perversa: o maligno, o diabo que semeia a má semente prometendo felicidade fácil, e muitos se deixam iludir.

Jesus vê a situação nesta sociedade, em que o trigo e o joio crescem juntos. Trigo e joio estão dentro de cada um de nós. Jesus nos ensina a ter a paciência de Deus, esperando que cada um arranque de si mesmo o joio, os espinhos que sufocam a semente, e faça crescer o trigo.

Deus não gosta do mal, mas permite a provação dos bons para provar a fé deles, e também dá nova chance aos maus para se arrependerem. 

A alegria de Deus é salvar, perdoar. Agora Deus está mais interessado em fazer que todos cultivem o trigo, do que em queimar o joio.

Deixemos o julgamento para Deus. Então ele vai ser mais justo e misericordioso que nós.

A colheita é o fim do mundo. No fim dos tempos será a vez da justiça. Os ceifadores são os anjos. Só os anjos veem claramente o trigo e o joio.

O Filho do homem enviará seus anjos que retirarão de seu Reino todos os que fazem o mal e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.

Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Agora vivemos na fé como filhos de Deus, no meio das dificuldades desta vida terrena, mas quando o amor de Deus for derramado totalmente em nós, participaremos da felicidade divina.

Aquele que tem ouvidos, ouça. Que Deus nos conserve nesta esperança.

3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Jesus, é fácil criticar as falhas dos outros, porém o que eu devo fazer é examinar a mim mesmo: o que cresce mais em mim, o trigo ou o joio?

Senhor Jesus, você vê dentro do coração humano, e sabe da luta que se trava entre o bem e o mal, dentro de nós mesmos, em nossas famílias, na sociedade. Desejamos o bem, mas também sentimos nossas fraquezas e falhas. Nós pedimos que o seu Espírito Santo nos ilumine, e que saibamos discernir onde está o bem e onde está o mal. Também pedimos um coração cheio de misericórdia para não condenar quem faz o mal, mas desejar sua salvação.4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

LEITURA ORANTE – “Curas numerosas; Jesus realiza as escrituras.” – Sábado-feira – 22/07/2023

Mt 12,14-21= Curas numerosas; Jesus realiza as escrituras.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

14 Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar.

15 Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes.

16 Proibia-lhes formalmente falar disso,

17 para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías:

18 Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos.

19 Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas.

20 Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça.

21 Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança (Is 42,1-4).

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Jesus não segue os ditames do Sinédrio e dos fariseus e cura em dia de sábado. Isso incomoda as autoridades, portanto eles fazem um plano para matá-lo.

Jesus é manso e humilde, ameaçado de morte, se retira para outro lugar e continua evangelizando e curando os doentes, porque ele quer fazer o bem aos homens.

17 para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18 Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos.

Quinhentos anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Isaias teve a visão do “Servo de Deus” que tem a tarefa de anunciar no meio do povo a vontade de Deus, não com a violência contra os transgressores, mas com a mansidão e a perseverança esperando a conversão.

Jesus realiza as escrituras, as profecias de Isaías sobre o Servo de Deus, que oferece sua vida para a salvação do povo.

No anúncio do Reino de Deus Jesus não procura sucesso, nem se defende das ameaças, mas confia no poder do Espírito, que toca no interior do coração leva as pessoas a se conscientizar e se converter.

Também hoje em muitas nações os cristãos são perseguidos. Muitos os matam pensando em agradar a Deus. Na verdade eles são orgulhosos, querem dominar e não toleram alguém que pense diferente deles.

Hoje os discípulos de Jesus continuam com mansidão anunciar o Reino de Deus neste mundo pagão: a Igreja é o Povo de Deus que na perseguição mostra o amor gratuito de Deus.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você é o Servo de Deus anunciado pelo profeta Isaias, tem compaixão do povo que sofre a doença e o abandono, você cura e anuncia o amor do Pai. Encontra dificuldades, mas não desanima e segue o caminho traçado pelo Pai.

Os fariseus viam os milagres, mas não se convertiam, e ficavam teimando em seu orgulho.

Ajuda-nos a confiar na ação do Espírito Santo que na humildade encontra os caminhos para tocar o coração das pessoas.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Sábado 22 de julho encerra o 15° INTERECLESIAL DAS CEBS em Rondonópolis. Mais de 1.500 os participantes. Teve início na noite da última terça-feira, 18 de julho, com a celebração de abertura. Teve várias procissões, músicas e ações que valorizaram as comunidades indígenas, quilombolas, pessoas que vivem da agricultura familiar ou estão em acampamentos provisórios, pescadores, trabalhadoras e trabalhadores urbanos, mulheres artesãs, migrantes e imigrantes, entre outros grupos sociais que compõem o povo brasileiroO Santo Padre pediu aos participantes para seguirem trabalhando e para não se esquecerem de buscar sintonia com o tema: “Igreja em Saída”.