LEITURA ORANTE – “Hipócrita, tira a trave do teu olho.” – Segunda-feira – 26/06/2023
Mt 7,1-5 = Hipócrita, tira a trave do teu olho.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
1 Não julgueis, e não sereis julgados.
2 Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.
3 Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?
4 Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu?
5 Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Deus faz existir o que não existe. Deus é amor que dá a liberdade aos seres humanos porque o amor é resposta que nasce num coração livre de opressão. Deus acompanha suas criaturas que crescem devagar, no meio de acertos e falhas, e não condena as os filhos que falham, mas ajuda-os a superar as dificuldades.
1 Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados.
Todo mundo vive em relacionamento com os outros: isso pertence à vida.
Há atitudes que gostamos e outras que não gostamos: Isso pertence à nossa mentalidade e educação. O problema é que julgamos os outros com nosso coração duro.
Costumamos condenar as pessoas pelo que não gostamos: julgamos os outros pelos nossos gostos e opiniões que sempre são limitados. Geralmente julgamos os outros não por amor a eles, mas por amor a nós mesmo porque os outros nos incomodam, e condenamos porque queremos tranquilidade, porque queremos nos colocar acima deles. Nós temos muita facilidade em criticar aos outros, somos arrogantes, condenamos, às vezes parecemos desejar um serviço perfeito, mas a realidade é que queremos mandar nos outros e coloca-los a nosso serviço.
Cobramos os outros com dureza?
Jesus nos pede para ter amor e compreensão pelas diferenças que existem entre nós. Jesus pede para não julgar e condenar as pessoas: ele ama e quer salvar porque tem a mesma atitude do Pai do céu que faz nascer o sol sobre os bons e os maus, e enviou seu Filho para nos salvar. Quanto mais salvamos as pessoas mais participamos da misericórdia de nosso Pai do céu. A misericórdia que temos com os outros abre nosso coração à misericórdia do Pai.
5 Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.
Olhamos os defeitos dos outros e não vemos os nossos. Hipócrita é quem despreza e condena, porque vê as falhas dos outros e não as próprias.
No relacionamento fraterno o discípulo de Jesus procura o bem do outro. O amor aos irmãos não condena, mas perdoa e ajuda para se corrigir.
Quem fizer todo esforço para corrigir a si mesmo, terá humildade e luz bastante para ajudar os outros a se corrigir. É muito difícil se corrigir a si mesmo, mas quem sabe olhar em primeiro lugar os seus defeitos será mais honesto em avaliar os outros terá muita compreensão a respeito das fraquezas, e deixará a Deus o julgamento sobre a falha dos irmãos. Somente Deus pode julgar na verdade, porque ele conhece os profundos mistérios do coração.
Nos esforçamos para contemplar os outros com a mesma misericórdia de Jesus?
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, ajuda-me a fazer todo esforço para corrigir a mim mesmo, ajuda-me a reparar mais nos meus defeitos do que nos defeitos dos outros. Jesus ensina-me a amar aos outros, a ter compreensão pelos defeitos deles. Dá-me a graça de não condenar, mas aceitar o sofrimento pelas falhas do irmão, e saber dizer palavras de amor e palavras humildes.
Dá-me humildade, tolerância e luz bastante quando é minha obrigação ajudar os outros a se corrigir. Jesus ensina-me a deixar a Deus o julgamento pelas as falhas dos irmãos. Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.