Mt 9,9-13 = Vocação de Mateus; Jesus com os “pecadores”.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.*
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?”
12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.”*
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus está na cidade de Cafarnaum, evangelizando, rodeado por alguns discípulos e pelo povo. Passa na frente do posto fiscal onde o governo romano cobra os impostos.
Os cobradores de impostos eram desprezados pelos judeus porque colaboravam com a dominação romana, cobrando impostos e, em geral, aproveitando para cobrar mais do que o devido.
Jesus vê que, entre os que ouvem o anúncio do evangelho, há uma pessoa que presta atenção às suas palavras: Mateus-Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação. Naturalmente o povo com desprezo conta para Jesus que ele era um político corrupto.
Mas Jesus vê em Mateus uma disposição interior para se converter, ser discípulo, e o chama: “Segue-me.”
A profissão de Mateus e o desprezo do povo contra os fiscais do governo não são razões que impeçam Jesus de escolher Mateus para seu discípulo. Jesus escolhe a quem ele quer, exige apenas que a pessoa corresponda ao chamado. Mateus sente o amor de Jesus tocando seu coração, levantando-se deixa o seu passado para trás, e segue Jesus.
Mateus, segue Jesus para sempre, deixa uma vida de conforto para seguir a vida dura de Jesus, torna-se discípulo aprendendo a confiar totalmente no Pai.
Mateus sente-se tão feliz que até dá uma festa para mostrar a seus amigos o agradecimento ao divino Mestre pelo chamado.
Jesus come com os pecadores porque Deus se alegra pela conversão e a volta de seus filhos para a casa do Pai. Ao contrário, os fariseus ficam surpresos vendo Jesus comendo com aqueles que eles chamam de pecadores.
Nós temos a tendência de criticar as pessoas pelos seus defeitos, porque nos criam dificuldade. Deus quer salvar e não destruir suas criaturas. A salvação não está em desprezar quem está errado, porque todos estamos no pecado, mas é necessário reconhecer-nos pecadores, para aceitar o convite de Jesus que nos chama à conversão ao Pai.
Quem se acha sempre certo, não tem disposição para se converter.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você não quer condenar, mas prefere sacrificar-se você mesmo para salvar os seus irmãos pecadores. Ajuda-nos com o dom da sabedoria para descobrir o bem que há nas pessoas, ter paciência com eles, valoriza-los e ajuda-los a sair de seu pecado.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento