Mc 12,38-44 = Oferta da viúva pobrezinha.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
38 Ele lhes dizia em seu ensinamento: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas
39 e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.
40 Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso.
41 Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, no valor de apenas um quadrante.*
43 E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,
44 porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus está no templo nos últimos dia de sua permanência com os discípulos, e quer aprimorar sua formação.
Ensinava: Cuidado com a mentalidade dos escribas. Eles usam a religião para aparecer na frente dos homens, mas seu coração é falso. Fazem longas orações para confortar as viúvas. Naturalmente em troca do serviço pedem uma recompensa. Estes receberão condenação mais severa.
Em nossa religiosidade quem está no centro? É um dom de amor a Deus e aos irmãos? Ou é uma preocupação com a própria pessoa, saúde, interesses?
Jesus no Templo observa que os ricos colocam ofertas grandes para aparecer em frente aos homens.
Uma pobre viúva coloca duas pequenas moedas. Dá o que tem, movida pela sua fé simples e generosa. A pobre viúva não tira do supérfluo, mas tira o que é necessário para viver. Dá tudo o que tem ao Templo como ato de adoração a Deus; e nesse tudo, entrega-se a si mesma sem reservas.
O que vale para Deus é a generosidade com que fazemos as pequenas ações de cada dia. A isso se pode dizer que é amar a Deus “com todas as suas forças”.
As necessidades da vida nos levam a procurar socorro em Deus que sempre olha para nós com amor. Há pessoas que confiam na divina providência e pedem continuamente com fé.
Há pessoas que sentem uma necessidade particular de orar pelos outros, pelos doentes, pelos pobres, pela conversão dos pecadores. Deus gosta muito do amor que nos leva a interceder pelos outros.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, às vezes nos orgulhamos quando fazemos coisas importantes, e sentimos pequenos quando não somos valorizados pela sociedade. Ajuda-nos a olhar para Deus nosso Pai e sentir que ele acolhe cada nossa ação e valoriza o amor e a generosidade com que a fazemos.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento