LEITURA ORANTE – “O Messias, filho de Davi.” – Sexta-feira – 09/06/2023.
Mc 12,35-37 = O Messias, filho de Davi.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
35 Continuava Jesus a ensinar no templo e propôs esta questão: Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi?
36 Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés (Sal 109,1).
37 Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho? E a grande multidão ouvia-o com satisfação.*
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Os escribas deviam ensinar as Escrituras ao povo, e achavam que eram conhecedores das Escrituras. Ensinavam que o Messias era descendente do rei Davi para restaurar o reino de Davi.
Jesus está ensinando no templo e ajuda os escribas a compreender melhor o que as Escrituras dizem sobre o Messias e sua missão, e cita uma passagem para abrir sua mente. Davi era inspirado por Deus e escreveu no salmo: “O Senhor Deus disse ao Messias, o meu Senhor: senta-te à minha direita.”.
Se Davi chama o Messias “meu Senhor” significa que não é apenas filho de Davi, mas que é superior a Davi.
Com estas interrogações ajuda os escribas, doutores da lei, a superar suas explicações sobre o Messias como rei político que restaura o reino de Davi, para entender que o Messias é alguém que é superior, porque sua missão vem de Deus. Jesus recebeu do Pai a missão de salvar seu povo de seus pecados e dar-lhes o Espírito Santo para viver como Filhos de Deus.
Hoje muitos procuram Jesus como milagreiro, fonte de prosperidade.
Nós sabemos que Jesus é Deus que se faz nosso irmão nascendo de uma mulher. Nós também somos convidados a contemplar Jesus nosso Senhor e sentir seu amor por nós.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, os judeus esperavam um Messias como descendente de Davi, rei poderoso para restaurar o reino de Israel. Nós queremos contemplar você, Deus e homem, que nos ama tanto até dar sua vida física para nos dar sua vida eterna. Queremos ser discípulos e
amigos, porque isto é o que você mais espera de nós.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Hoje, 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional de São José de Anchieta.
São José de Anchieta
Nasceu no dia 19 de março de 1534 em San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife, Ilhas Canárias.
Entrou na Companhia de Jesus e foi destinado como missionário no Brasil.
Quando jovem, sua presença no Colégio São Paulo de Piratininga atraiu famílias, muitas delas indígenas, que construíram suas residências ao redor do colégio. A iniciativa possibilitou o crescimento da população e deu origem a cidade de São Paulo.
No Brasil, Anchieta dedicou-se aos povos indígenas. Estudou a língua Tupi, dando origem a uma gramática e um vocabulário que facilitou tanto a catequização dos índios, como também o trabalho evangelizador de seus companheiros. O apóstolo ajudou enfermos, atendeu confissões e, por meio de pedidos, intercedeu por muitos.
Faleceu em 9 de junho de 1597, na aldeia de Reritiba, atual cidade de Anchieta, Espírito Santo.Padre José de Anchieta foi beatificado, pelo papa São João Paulo II, em 1980, e canonizado pelo papa Francisco, em abril de 2014.