LEITURA ORANTE – “Este é o Pão que desceu do céu.” – Quinta-feira – 08/06/2023.

Jo 6,51-58 = Este é o Pão que desceu do céu.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

52 A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?

53 Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.

54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.

56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57 Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.

58 Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Nesta Festa do Corpo de Cristo queremos celebrar solenemente o grande dom de Jesus que se entregou a nós para ser nosso alimento na vida de filhos de Deus.

54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Comer é uma ação real, concreta. Comer significa se unir à humanidade de Jesus. É comer o corpo do Cordeiro oferecido por nós e por toda a humanidade. Beber o sangue é participar da vida da pessoa, a vida que pertence a Deus.

A Eucaristia é atualização do sacrifício da cruz para nós hoje.

Quando comungamos, realizamos a comunhão sacramental com sua paixão e o início de nossa ressurreição: penhor da glória futura da qual já participamos pela fé.

Para quem tem fé o corpo de Cristo é a forma mais íntima de comunhão possível nesta vida terrena. Deus nos ama, e o amor tende à união, Deus se uniu à natureza humana pela Encarnação. Na Encarnação, Deus se uniu à natureza humana, assumida pela pessoa do Verbo.

Mas Deus queria unir-se com todos e cada um dos homens. E o fez. Pela Eucaristia, Deus se une com todos os homens que comungam. O Sacramento da Eucaristia é a síntese maravilhosa do amor de Deus aos homens. A Eucaristia é união da família de Deus em que Jesus reparte o pão entre os irmãos como fazia entre seus discípulos.

57 Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.

A Eucaristia é união da família de Deus em que Jesus reparte o pão entre os irmãos. Não se trata de rito material. Quando Jesus estava aqui na terra muitos estavam perto dele, tocavam nele, mas não se convertiam, porque não tinham bastante fé. Os discípulos tinham fé, amor e compromisso e aos poucos foram transformados.

“Partir o pão” é gesto característico da ceia eucarística e nos primeiros anos da Igreja era o termo comum para indicar a Celebração eucarística. Comer o único pão eucarístico estabelece a união entre os cristãos.

Contemplamos Jesus no Sacrário de nossas igrejas e agradecemos o dom maravilhoso que Jesus nos faz ficando conosco.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, hoje você se entrega em nossas mãos na EUCARISTIA. Queremos celebrar e adorar seu infinito amor que nos faz participar de sua ALIANÇA COM O PAI. Mas imensa multidão necessita de você, todos os homens que procuram um alimento que seja capaz de saciar sua fome de justiça, de amor e de paz, estão necessitando de alimento para o corpo e de um alimento espiritual.

Aumenta nossa fé e nosso amor aos irmãos necessitados.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Curitiba espera pela sua maior celebração de Corpus Christi de todos os tempos, nesta quinta-feira (8).

O Corpus Christi deste ano deve reunir 120 mil pessoas no circuito Catedral-Centro Cívico. A procissão quer manifestar o próprio amor a Jesus percorrendo um tapete artístico de 2000 metros com desenhos artísticos  feitos pelos fiéis de manhã.

De tarde, a Santa Missa, celebrada por Dom José Antonio Peruzzo e animada pelo padre Reginaldo Manzotti, acontece às 15 horas em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes.

A procissão começa às 16h15 da catedral da Praça Tiradentes até a Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico,

O Corpus Christi deste ano em Curitiba terá uma novidade: diversos grupos vão apresentar encenações de passagens bíblicas durante a procissão. O objetivo é levar os fieis que acompanham Jesus Eucarístico pelas ruas a refletir sobre a Eucaristia de outras formas. Serão seis paradas e encenações.

As encenações acontecerão em paradas específicas distribuídas ao longo da procissão, que começa em frente à Catedral (na Praça Tiradentes) e termina na Praça Nossa Senhora de Salette. Além disso, ao longo do evento também haverá tendas com padres disponíveis para confissão, além de atendimento com lanche e conversa com pessoas em situação de rua organizado pelos Diáconos, Seminaristas e voluntários.