LEITURA ORANTE – “Controvérsia a respeito da Ressurreição.” – Quarta-feira – 07/06/2023.
Mc 12,18-27 = Controvérsia a respeito da Ressurreição.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
18 Ora, vieram ter com ele os saduceus, que afirmam não haver ressurreição, e perguntaram-lhe:*
19 Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se morrer o irmão de alguém, e deixar mulher sem filhos, seu irmão despose a viúva e suscite posteridade a seu irmão.
20 Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21 Então o segundo desposou a viúva, e morreu sem deixar posteridade. Do mesmo modo o terceiro. 22 E assim tomaram-na os sete, e não deixaram filhos. Por último, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, a quem destes pertencerá a mulher? Pois os sete a tiveram por mulher.
24 Jesus respondeu-lhes: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus.
26 Mas quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Êx 3, 6)?
27 Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Na sociedade judaica havia uma lei para conservar a herança paterna dentro da família: Quando um homem casava, mas morria sem ter filhos, o irmão dele era obrigado a casar com a viúva para dar-lhe um filho, assim a herança ficava na família.
Os saduceus são as autoridades do Templo, mas são materialistas e não acreditam na ressurreição e na vida eterna. Apresentam para Jesus um caso para eles sem solução: Sete irmãos casaram sucessivamente com uma mesma mulher. Se existisse outra vida, ela será a mulher de quem?
Jesus explica que a vida da ressurreição não pode ser imaginada como cópia da vida deste mundo.
Jesus esclarece os saduceus, apresentando o centro das Escrituras: Deus é o Deus da vida. Ele nos criou para a aliança consigo agora e na eternidade. A vida eterna é algo sobrenatural, é levar esta criação à perfeição para a qual Deus lhe deu a existência: “na ressurreição gloriosa os justos serão como os anjos que tem vida eterna”: não há necessidade de casamento para continuar a espécie humana.
Errais porque não compreendeis o poder de Deus.
Também hoje há muita pessoa instruída que faz afirmações erradas porque baseia sua vida só nas coisas que vê e não está sensível ao mistério de Deus.
Contemplamos como é bonito saber que Deus nos criou para nos elevar dessa existência terrena limitada, até a pureza dos anjos de Deus. Somos nós que agora escolhemos e preparamos nossa existência futura nos esforçando para viver como Jesus viveu e nos ensinou: fazendo o bem a todos, até aos inimigos. Porque Deus é amor e se relaciona com amor com quem faz o bem. Então Jesus ressuscitado nos fará participar de sua glória.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, também nós temos alguma ideia materialista, quando imaginamos a vida eterna como cópia da vida nesta terra, em que trabalhamos para ganhar alguma coisa, e pensamos em ganhar até merecimentos para o paraíso. Você disse bem diferente: que Deus oferece o seu amor sem medida a quem ama desinteressadamente ao próximo: “O que fizestes a meus irmãos, a mim o fizestes. Participem da minha alegria”.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: