LEITURA ORANTE – “Para sentir-se à presença de Deus” – Domingo – 04/06/2023.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado;
mas quem não crê já está condenado, por que não crê no nome do Filho único de Deus.*
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Deus Pai é Amor, nos criou para viver em comunhão conosco e derramar seu amor sobre nós.
Nós pecamos pela nossa vontade orgulhosa de ser independentes.
Todos estão no pecado e na condenação. Deus Pai quis salvar-nos e para nos salvar enviou seu Filho: Jesus veio ao mundo não para julgá-lo, mas para o salvar.
Quando Deus Pai enviou seu filho ao mundo manifestou seu amor, e deu ao Filho a missão de servir até o fim das forças, sempre amando, sempre tentando salvar. Jesus manifestou o ser de Deus que ama e quer salvar porque somos criaturas de Deus e somos preciosos.
Jesus obedeceu ao Pai. Nós pregamos Jesus na cruz. Ele nos amou e perdoou à humanidade, levantado na cruz tornou-se fonte se salvação para toda a humanidade. Todos aqueles que se convertem e se entregam a ele participam de seu perdão e de sua vida de amor.
Agora Jesus está levantado da terra, já é sinal de salvação. Todo aquele que olha para ele na fé, recebe dele a salvação, o Espírito Santo que doa a vida eterna. A vida eterna começa agora, quando olhamos com fé o Filho de Deus, quando praticamos a verdade, e fazemos nossas obras em Deus. Quem pratica a verdade, chega à luz, também se não alcançou completamente a verdade e a luz, mantém-se em caminho, mantém firme sua vontade de chegar à luz.
O Batismo nos entrega a Deus, o sacramento do Batismo nos mergulha em Deus Trindade, Pai, Filho Espírito Santo. A partir da fé do Batismo, começamos a viver na Trindade.
Somos morada de Deus, como disse Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Esta maravilha acontece durante nossa vida terrena, até chegar o dia em que veremos Deus face a face.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Junto com a Igreja dizemos em nossas celebrações: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Todo domingo cantamos nosso louvor junto com a Igreja reunida, até o dia em que na glória nossa existência será um louvor alegre:
Ao Pai Criador ao Filho Redentor, e ao Espírito glória (2x).
Ao Pai Criador do mundo,
Ao Filho Redentor dos homens;
Ao Espírito de amor demos sempre glória (2x).
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento