LEITURA ORANTE – “Com que direito e autoridade fazes isso?.” – Sábado – 03/06/2023.
Mc 11,27-33 = Com que direito e autoridade fazes isso?
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
27 Jesus e seus discípulos voltaram outra vez a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, acercaram-se dele os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos,
28 e perguntaram-lhe: “Com que direito fazes isto? Quem te deu autoridade para fazer essas coisas?”
29 Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta; respondei-ma, e dir-vos-ei com que direito faço essas coisas.
30 O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me.”
31 E discorriam lá consigo: “Se dissermos: Do céu, ele dirá: Por que razão, pois, não crestes nele?
32 Se, ao contrário, dissermos: Dos homens, tememos o povo.” Com efeito, tinham medo do povo, porque todos julgavam ser João deveras um profeta.
33 Responderam a Jesus: “Não o sabemos.” “E eu tampouco vos direi, disse Jesus, com que direito faço estas coisas.”
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Os responsáveis pelo Templo chegam e perguntam: “Com que direito você fez aquilo que acabou de fazer?”. E Jesus responde com uma outra pergunta: “Quem deu autoridade ao profeta João Batista para pregar o batismo?”.
Eles não respondem para não se comprometer frente ao povo, e dizem: “Não sabemos”. Assim está claro que não querem reconhecer os profetas enviados e não respeitam a lei de Deus, e não defendem a dignidade do templo.
Então Jesus, vendo que eles não assumem compromissos na frente do povo, também mostra sua independência em relação a estas autoridades civis e religiosas que não reconhecem os profetas de Deus.
Os verdadeiros profetas são humildes porque sabem que estão anunciando uma palavra que é superior a eles, e pagam caro pelo cumprimento de sua missão, como foi por João Batista e por Jesus.
Como estas autoridades, às vezes arranjamos alguma desculpa em nossos compromissos. Nós devemos obedecer às leis civis e religiosas para uma boa convivência humana. Porém quando estas leis estão contra a lei de Deus, é necessário obedecer a Deus antes que aos homens.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Senhor Jesus, você no evangelho ensina a vontade de Deus, eu quero obedecer a você, porém reconheço que às vezes me comporto como o dono de minha vida, e decido fazer as coisas conforme meus gostos e não permito ao Senhor ser o dono da minha vida.
Me dá um coração humilde que faça a vontade de Deus sem procurar desculpas.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.