Jo 17,20-26 = Jesus reza pela união de todos os que creem.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
20 Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim.
21 Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.
22 Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um:
23 eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
24 Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que participem da minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo.*
25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste.
26 Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
20 Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Jesus reza pela comunhão de todos os que irão se tornar seus discípulos. Jesus pede por todos nós, seus discípulos de todos os tempos, para que sejamos unidos e luz no mundo. O amor fraterno é feito de estima, igualdade, perdão, serviço, justiça, dedicação até dar nossa vida por um irmão, isto é possível porque Jesus está vivo e nos comunica seu Espírito.
21 Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Cada cabeça é um mundo, há diferentes culturas, diferentes modos de compreender os fatos, diferentes interesses. Porém nesta riqueza e variedade humana deve ter a união do coração. O testemunho de Cristo vivo na comunidade é feito seja pela pregação da Palavra, mas especialmente pela comunhão entre os cristãos, porque esta comunhão entre tantas diferenças é possível não pelos interesses humanos, mas pela graça de Deus.
Mas a causa de egoísmo, orgulho e violência acontecem tensões graves dentro de uma comunidade e entre comunidades da Igreja. Hoje os povos não acreditam em Jesus porque os cristãos estão divididos por egoísmos.
A comunhão dos fiéis será um sinal para que o mundo possa crer e seguir Jesus como enviado de Deus. A comunhão entre todos os cristãos não é fruto só do trabalho humano, porque é um dom de Deus. Esta comunhão é participação da vida divina, união do Pai com o Filho no Espírito Santo. As comunidades cristãs, vivendo a compreensão e a ajuda mútua, serão o instrumento que realiza a presença contínua de Jesus, o dom que o Pai concedeu à humanidade.
24 Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que participem da minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Esta comunhão será perfeita e completa na glória do céu. Jesus, depois de pedir ao Pai pela comunhão de seus discípulos aqui na terra, pede especialmente que todos seus discípulos como indivíduos e como comunidade, vivam no Paraiso com ele e participem da glória que ele recebe do Pai. Agora nós estamos experimentando a comunhão na fé e no amor nesta vida, até se realizar plenamente na vida eterna, quando o Pai reunirá todas as coisas em Jesus, e nós junto com Jesus formaremos um só corpo no Pai. E cada um receberá na medida em que nesta vida terrena se tornou semelhante a Jesus.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Ó Jesus, estamos orando pela união dos cristãos. Que o povo cristão tenha a mesma fé no coração e a mesma caridade na ação. Pedimos que o Espírito Santo coloque este desejo no coração de todos. Pedimos de modo especial que abençoe o nosso Papa Francisco que está se encontrando com os líderes das Igrejas cristãs chamando-os de irmãos, porque sua fé está fundada sobre o alicerce dos apóstolos, e a conservaram ao longo dos séculos também no meio das perseguições.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
É um fato interessante que muitos Santuários de Nossa Senhora são centro de peregrinação onde chegam não somente os católicos, mas também pessoas de outras religiões para colocar seus pedidos nas mãos de mãe de Jesus. E nestes santuários todos se sentem irmanados.ORAÇÃO FINAL em agradecimento