LEITURA ORANTE – “Oração sacerdotal de Jesus: Pai, é chegada a hora…” – Terça-feira – 23/05/2023.
Jo 17,1-11 = Oração sacerdotal de Jesus: Pai, é chegada a hora…
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
1 Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti;*
2 e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste.
3 Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer.
5 Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-os a mim e guardaram a tua palavra.
7 Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti.
8 Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado.
11 Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós.*
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Na Última Ceia Jesus “olha para o céu” e faz ao Pai sua oração sacerdotal por si e pelos discípulos.
NA SANTA CEIA JESUS ROGA AO PAI POR SI:
Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti;
“Chegou a hora” e nesta hora suprema Jesus ora, conversa com o Pai manifestando o que sente em seu coração. Junto com os discípulos Jesus celebra sua doação: Tudo é do Pai criador e Pai dá tudo a Jesus.
A glória do Pai é comunicar sua vida a Jesus para que a transmita aos discípulos, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe entregaste.
A glória do Filho é dar a vida eterna aos discípulos que o Pai lhe entregou pela fé e a conversão. A glória de Jesus é manifestar que Deus é amor, é salvar a humanidade, e levá-la consigo ao Pai. Por isso o Filho mergulhou no nosso mundo de pecado, colocou seu amor de Filho no lugar da nossa maldade rebelde. Jesus glorificou o Pai em cada instante de sua vida, tudo fez por amor durante trinta anos em Nazaré, três anos de evangelização e especialmente na paixão e morte.
Chegou a hora de Jesus completar sua ação e, passando pela morte, vai ao Pai, para junto com o Pai transmitir aos discípulos seu Espírito aos discípulos para que vivam a vida divina.
Pai, realizei a missão que me deste e confiei aos discípulos tudo o que me deste, e eles o acolheram.
O Pai glorifica Jesus dando-lhe o poder de comunicar a vida divina, o Espírito Santo, àqueles que estão unidos a ele.
NA SANTA CEIA JESUS ROGA POR SEUS DISCÍPULOS:
8 Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 Por eles é que eu rogo.
Pai, agora eu vou a ti, mas os discípulos continuarão nas dificuldades da convivência humana. Peço que você os conserve no amor para que sejam unidos como nós, e por causa deste sinal divino o mundo creia. Jesus pede ao Pai que conserve seus discípulos unidos firmes no meio das dificuldades deste mundo. A glória de Jesus é a perseverança de seus fiéis.
Jesus é glorificado em nós. Guarda-os em teu nome, o nome de Deus é “Amor”. Junto com Jesus também nós procuremos estar sempre em comunhão entre nós e com o Pai, manifestando-lhe o que sentimos em nosso coração: as alegrias e as dores, as vitórias e as derrotas, o medo e a confiança, porque o Pai é tudo para nós quando estamos na comunhão com Jesus e entre nós. Esta comunhão é um testemunho da presença de Deus-amor.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, o Pai nos entregou a você, e você nos transmitiu tudo quanto recebeu do Pai, inclusive sua vida física. Somos preciosos para você, e continua sempre intercedendo por nós. Facilmente nos esquecemos, mas você nunca se esquece de nós: conhece todas nossas falhas, e assim mesmo continua fiel a nós porque o Pai nos entregou a você.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento