LEITURA ORANTE – “Fé dos discípulos; Jesus, vencedor do mundo.” – Segunda-feira – 22/05/2023.
Jo 16,29-33 = Fé dos discípulos; Jesus, vencedor do mundo.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas claramente e a tua linguagem já não é figurada e obscura.
30 Agora sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus.
31 Jesus replicou-lhes: Agora credes?
32 Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho.
Mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições.
Coragem! Eu venci o mundo.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Durante a última ceia Jesus revela as coisas mais íntimas de seu Reino, e os discípulos acham que entendem tudo e estão firmes em sua fé. Eles afirmam com entusiasmo: “Agora sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus“.
Jesus é mais realista e sabe que os discípulos ainda estão fracos, e o deixarão sozinho no sofrimento. Então os prepara para não desanimar frente à força do inimigo: Agora credes? Vocês acham-se seguros naquilo que estão entendendo agora, mas vem a hora da provação na qual todas as seguranças serão abaladas e “vos dispersareis e me deixareis sozinho”. Não desanimem porque não será a derrota definitiva, “não estou só, porque o Pai está comigo.”
Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.
Com sua fidelidade Jesus vence o mundo e Satanás.
Jesus vai ao Pai. Os discípulos ficam no mundo, no ódio, perseguições, angústias.
Jesus pede para seus discípulos não desanimar no meio das dificuldades e das aparentes vitórias do mal. Jesus se apoiou no Pai e venceu porque foi fiel. A vitória não é violência contra os maus, mas fortaleza nas dificuldades e misericórdia para os fracos.
Também hoje continuam as tribulações que o mundo inflige aos que querem ser fiéis: Não podemos ser ingênuos e pensar que sempre será fácil. Não ter medo, mas confiar na vitória de Jesus. Seus discípulos são chamados a participar da luta e da vitória. O amor de Jesus por nós continua firme apesar da oposição do mundo que fez vacilar seus discípulos.
Jesus está com o Pai e nos envia o seu Espírito que nos sustenta para continuar firmes na caminhada. “que tenhais a paz em mim”. Em mim vocês terão paz e segurança para superar a provação.
Nós estaremos firmes pela graça que Deus concede a quem confia nele. Por isso é necessário continuar a vigiar e orar para não cair na tentação.
Nesta semana pedimos todo dia os dons do Espírito Santo, sabedoria e fortaleza, em preparação à festa de Pentecostes.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Ó Jesus, na caminhada da fé não está tudo claro, a firmeza não está garantida, porém você garantiu sua presença misericordiosa. Pedimos que venha a nós a força do Espírito Santo para que realizemos sua vontade e a manifestemos por uma vida santa. Neste mundo que desencaminha os fracos ilumina-nos com sua luz e fortifica-nos com a sua alegria porque você venceu o mundo.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento