LEITURA ORANTE – “Jesus promete o Espírito Santo, o Espírito da verdade.” – Domingo – 14/05/2023
Jo 14,15-21 = Jesus promete o Espírito Santo, o Espírito da verdade.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.*
17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.
19 Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis.*
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus está com seus discípulos durante a Santa Ceia, e os avisa sobre o que está por acontecer: será traído por um de seus discípulos e entregue aos judeus, que o entregarão ao governador Pilatos para ser crucificado.
Esta notícia deixa os discípulos tristes e desorientados, porque vão perder o seu Mestre que amavam sinceramente e ao qual tinham consagrado a própria vida.
Mas Jesus os conforta e promete: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. Não vos deixarei órfãos. Jesus, volta ao Pai para sentar à sua direita e ter toda glória. Mas não deixa os discípulos sozinhos, desamparados. Para o mundo Jesus não será mais visível em modo físico, mas para seus discípulos Jesus continuará presente através do Paráclito, o Defensor, que vai ficar sempre com os discípulos e os defenderá nas lutas que o mundo faz contra seus discípulos.
Jesus promete o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. A Missão de Jesus neste mundo será completa com o envio do Espírito que vai fortificar os discípulos, consolar nas dificuldades e esclarecer toda a Verdade, tudo o que Jesus transmitiu durante sua vida aqui na terra.
E Jesus faz mais uma promessa confortadora: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.
Jesus se manifesta a nós, não em modo sensível, e sim em modo espiritual, presença percebida por quem ama Jesus, e guarda seus mandamentos.
Jesus continua junto conosco não em modo sensível, e sim em modo espiritual. Presença real, e não somente recordação: presença percebida pela fé, mas eficaz, porque tem influência em nossa vida, os discípulos percebem a presença de Jesus e de seu Espírito pelos efeitos reais de mudança em sua vida pessoal e comunitária.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fieis com vossa luz para distinguir o certo do errado. Acendei neles o fogo do vosso amor para realizar a missão que Jesus confiou à sua Igreja.
Dá aos discípulos de Jesus um coração simples para viver o mandamento de Jesus, e um coração prudente para distinguir o que é de Jesus e o que vem das paixões humanas.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: