LEITURA ORANTE – “Porque não sois do mundo, o mundo vos odeia.” – Sábado – 13/05/2023
Jo 15,18-21 = Porque não sois do mundo, o mundo vos odeia.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
18 Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.
21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O mundo tem seus interesses, seus privilégios sociais, ama e protege aqueles que pertencem ao seu grupo, porém isto não é amor e sim egoísmo compartilhado. No mundo há ódio e morte. O mundo está dominado por Satanás e odeia Jesus e os que seguem Jesus. Não existe possibilidade de conciliação entre o “mundo” e a comunidade de Jesus. O ódio e o amor são incompatíveis, como a luz e as trevas, o bem e o mal.
Jesus obedece ao Pai e defende os pequenos, não adora o demônio e não se sujeita aos poderosos que oprimem os mais fracos, por isso é perseguido. Os discípulos compartilham a sorte do Mestre: Eu vos escolhi e vos separei do mundo, por isso o mundo vos odeia.
Nós estamos nesta grande luta entre os que guardam a palavra de Deus e o mundo inimigo de Deus.
O cristão não se sujeita ao mal, ele obedece a Deus. Os cristãos, católicos, ortodoxos, protestantes, sempre foram perseguidos, pelos judeus, pelo império romano, pelos ateus, por todos aqueles que querem impor sua supremacia. A comunidade vive debaixo de suspeita e pressão, e basta um passo para sofrer a perseguição aberta. Ainda hoje milhares de cristãos estão na cadeia porque não querem aderir às ideologias de governos totalitários.
O cristão ama a todos, também os inimigos, mas não se sujeita às suas ideologias. Hoje devemos aprender a resistir a uma forma de cultura chamada “liberal” que proclama como direito o aborto, e muitas coisas que são contra a lei de Deus, e chama de atrasados quem está contra esta libertinagem.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Jesus, seus discípulos sempre foram perseguidos durante estes dois mil anos da história da Igreja, também hoje quantas perseguições os cristãos sofrem em muitas nações!
Na nossa nação podemos viver nossa fé com tranquilidade, não há perseguição religiosa, porém muitos são ameaçados de morte porque defendem os mais fracos. Dá-nos a graça de não ficar acomodados nesta calmaria, mas compartilhar dos sofrimentos de nossos irmãos que são perseguidos por serem cristãos, por causa da Fé e da Justiça. Também que nos esforcemos para ser mais generosos em nossa vida cristã ao lado daqueles que sofrem.
Quero me solidarizar com todos aqueles que hoje são perseguidos, e pedir em favor deles.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: