LEITURA ORANTE – “Despedida de Jesus: vai ao Pai, e vai preparar uma morada para seus discípulos.” – Domingo – 07/05/2023

Jo 14,1-12 = Despedida de Jesus: vai ao Pai, e vai preparar uma morada para seus discípulos.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

1 Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.*

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.*

3 Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.

4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?

6 Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.

9 Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai…

10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.

11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.

12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Hoje no Evangelho contemplamos Jesus reunido com seus discípulos na intimidade da última ceia.

Jesus os avisa que vai voltar ao Pai. Os discípulos estão tristes por causa da separação, mas Jesus garante que vai preparar para eles uma morada junto ao Pai:

Vou preparar-vos um lugar Quem segue Jesus, tem lugar garantido onde ele está. É uma grande alegria para nós saber que temos nosso lugar já garantido junto de Deus. E quanto mais estamos perto de Jesus agora, mais estaremos perto dele também na eternidade.

Mas Felipe pede: Senhor, mostra-nos o Pai. E Jesus responde: Acredita! quem me vê, vê o Pai. Jesus está intimamente unido ao Pai, e tudo quanto ele faz, é o Pai quem faz. O Pai se mostra a nós através das obras de Jesus. Quem tem fé, compreende.

Que nosso coração não fique perturbado pelos contratempos da vida. Jesus disse que agora nesta vida o mais importante é a perseverança no meio das contrariedades, e até das perseguições.

E Jesus acrescenta uma afirmação surpreendente: Quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores. Jesus tinha recebido a ordem do Pai de exercer sua missão evangelizadora somente no meio do Povo de Israel, e fora deste povo fez poucas obras de evangelização. Mas Quando ele for glorificado, dará a seus discípulos a força do Espírito Santo para fazer as obras do Pai e levar a salvação até os confins da terra.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, eu sei que nós somos criaturas de Deus, e nossa realização será voltar a Deus que é nosso criador. Que toda a minha vida seja orientada para este encontro que é fundamental. Que meu coração não fique perturbado pelos contratempos da vida, mas que fique confiante porque você fica continuamente perto de nós nos assistindo em nossa caminhada.

Eu peço o que você prometeu: a perseverança e a alegria no Espírito para que também hoje seus discípulos possam mostrar o Pai a todas as nações.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.