Jo 14,7-14 = Quem me vê, vê o Pai; estou no Pai, e o Pai em mim.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.
9 Respondeu Jesus: Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai…
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
O mais profundo desejo humano é ver a Deus, conviver com Deus origem de nossa existência. Quantas religiões existem neste mundo, mas o caminho verdadeiro que nos leva a Deus é Jesus.
Os discípulos de Jesus pertencem à religião de Abraão, Moisés, os Profetas. Junto com eles participam do desejo profundo de ver a Deus. Por isso se tornaram discípulos de Jesus que veio nos revelar o Pai.
Mas Jesus na Santa Ceia revela que está para ir ao Pai.
Então Felipe pede: Senhor, mostra-nos o Pai. E Jesus responde: Acredita! quem me vê, vê o Pai. Jesus está intimamente unido ao Pai, e tudo quanto ele faz, é o Pai quem faz. O Pai se mostra a nós através das obras de Jesus. Quem tem fé, compreende.
E Jesus acrescenta uma afirmação surpreendente: Quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores. Jesus recebeu a ordem do Pai de exercer sua missão evangelizadora somente no meio do Povo de Israel, e fora deste povo fez poucas obras de evangelização. Mas Quando ele for glorificado, dará a seus discípulos a força do Espírito Santo para fazer as obras do Pai. Assim o campo de ação será maior e eles receberão a missão de levar a salvação até os confins da terra.
Mas devemos pedir em nome de Jesus: Não é só falar o nome de Jesus, mas viver o nome de Jesus. Isto significa que a comunidade cristã que vive realmente o amor fraterno alcançará os dons do Espírito para a evangelização.
Estamos rodeados por um ambiente materialista. No meio das trevas, nós devemos fazer as obras do Pai, ser a luz para que os homens vejam a presença de Deus fazendo o bem a suas criaturas. Pessoas de fé alcançam muitas graças em favor de seus irmãos necessitados.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus
Senhor Jesus, sempre a Igreja na Liturgia reza as orações em seu nome. Mas temos dificuldades para viver o amor fraterno. Dá-nos um coração humilde para reconhecer nossas faltas de amor e nos arrepender. Que possamos realizar o seu mandamento: Nisto todos reconhecerão que são meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.