LEITURA ORANTE – “Quem come o meu corpo e bebe o meu sangue, ressuscitará.” – Sexta-feira – 28/04/2023

Jo 6,52-59 = Quem come o meu corpo e bebe o meu sangue, ressuscitará.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

52 A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?

53 Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.

54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.

56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57 Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.

58 Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Jesus promete um dom maior que pão e peixe: “O pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”. Jesus alimenta seu povo oferecendo seu corpo. Como acontecia com o cordeiro pascal, seu corpo e sangue são oferecidos em sacrifício, e dados em alimento aos fiéis para que eles participem da salvação: sua entrega ao Pai e sua ressurreição. Jesus alimenta a nossa comunhão com sua humanidade até chegar à ressurreição, a comunhão total com ele.

Comer é uma ação real, concreta. Comer significa se unir à humanidade de Jesus. É comer o corpo do Cordeiro oferecido por nós para a salvação do mundo. Beber o sangue é participar da vida da pessoa, a vida que pertence a Deus.

 “Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”. Para quem tem fé o corpo de Cristo é a forma mais íntima de comunhão possível nesta vida terrena.

É nossa comunhão sacramental com sua paixão, é o início de nossa ressurreição. A Eucaristia é atualização do sacrifício da cruz para nós hoje. A Eucaristia é penhor da glória futura da qual já participamos pela fé.

 “Como o Pai que vive me enviou e eu vivo pelo Pai, assim quem me come viverá por mim”. O Pai é a fonte da vida. O Pai dá a vida a Jesus, e Jesus doa a nós nesta íntima união eucarística.

“Quem se alimenta de mim, viverá de mim”. Na Encarnação, Deus se uniu à natureza humana, assumida pela pessoa do Verbo. Mas Deus queria unir-se com todos e cada um dos homens. Pela Eucaristia, em Jesus, Deus se une com todos os homens que comungam. Eucaristia é a síntese maravilhosa do amor de Deus aos homens. A Eucaristia é união da família de Deus em que Jesus reparte o pão entre os irmãos. Comer o único pão eucarístico estabelece a união entre os irmãos de Jesus.

Partir o pão é gesto característico da ceia eucarística e nos primeiros anos da Igreja era o termo comum para indicar a Celebração eucarística. Não se trata de rito material. Quando Jesus estava aqui na terra muitos estavam perto dele, tocavam nele, mas não se convertiam, porque não tinham fé humilde e generosa. Os discípulos tinham fé, amor e compromisso e aos poucos foram transformados.

ORAR: Para dar minha resposta a Jesus.

Jesus, você é o Cordeiro de Deus. A Santa Missa é continuação do seu dom na cruz por todos nós. No Pão e vinho consagrado você está presente para celebrar o Memorial da sua paixão, morte e ressurreição, esperando sua volta gloriosa.

Eu tenho a possibilidade de participar da Santa Eucaristia, quero comungar com fé e amor também a nome de todos aqueles que não tem a possibilidade de receber seu corpo na Eucaristia. E quando não tiver possibilidade da comunhão sacramental, quero me unir a você na Comunhão espiritual.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento