SÃO MARCOS EVANGELISTA

25 de abril

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

Hoje, festa de São Marcos, contemplamos este jovem que amava Jesus e o acompanhou junto com os discípulos.
Marcos era filho de Maria de Jerusalém. Na casa dele Jesus fez a Santa Ceia, e depois saiu com seus discípulos para o monte das oliveiras.
O Evangelho de Marcos nos descreve com detalhes que escondido na escuridão das oliveiras estava também um jovem coberto somente por um lençol acompanhando o grupo dos discípulos. E quando chegaram os guardas e prenderam Jesus, os discípulos fugiram:
Mc 14,50 – Então todos o abandonaram e fugiram.
51 Seguia-o um jovem coberto somente de um pano de linho; e prenderam-no.
52 Mas, lançando ele de si o pano de linho, escapou-lhes despido.*

Na casa de Maria, mãe de Marcos se reuniam os Apóstolos com a primeira comunidade cristã. Em sua casa se refugiou Pedro libertado da cadeia (At 12,12).
Ainda jovem Marcos colaborou com o tio Apóstolo Barnabé na evangelização de Cipro. Em seguida foi colaborador de Paulo (Cl 4,10), especialmente no cativeiro de Roma. Discípulo fiel de Pedro que o apelida: “Meu filho” (1 Pd 5,13), escreveu o segundo evangelho, recolhendo a pregação do Apóstolo Pedro sobre os ditos e os fatos de Jesus.
Antiga tradição narra que Marcos pregou o Evangelho no Norte da África.
Tema de seu evangelho é a proclamação de Jesus, Filho de Deus (1,1), revelado pelo Pai (1,11; 9,7), rejeitado pelo povo (5,40; 6,20), pelos chefes (2,6; 3,6). Momento culminante do Evangelho de Marcos é a profissão de fé do centurião ao pé da cruz (15,39).

1º LER Escuta a Palavra de Deus!
=> Mc 16,15-20 = Missão aos discípulos
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.19 Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.20 Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Na festa do Evangelista São Marcos a Igreja em sua Liturgia nos ajuda a meditar a missão que Jesus deu a seus discípulos. “Proclamem a Boa Nova a Todos”. Jesus envia seus discípulos com a missão de pregar o Evangelho, para comunicar a grande novidade de que Jesus nos faz filhos de Deus, irmãos entre nós mesmos, e de que, por essa razão, devemos nos relacionar uns com os outros como irmãos.

Jesus subiu ao céu, e envia cada um de nós anunciar o Evangelho. Ele está sempre junto com seus discípulos, e um dia voltará. É muito bom repetir isso às pessoas, com o objetivo de fazê-las olhar para o céu. Em geral, as pessoas consideram apenas a terra, porque querem dividi-la entre si mesmas.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você enviou seus discípulos evangelizar toda criatura, e Marcos ainda jovem acompanhou o tio Barnabé na pregação do evangelho, depois foi companheiro de Paulo e de Pedro, enfim foi evangelizar a África. Como é bom olhar estas pessoas que começaram ainda jovens a serem discípulos missionários e nunca pararam. Que São Marcos nos ajude para sempre continuar fiéis à nossa missão.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – “Jesus é o Pão de Deus que desce do Céu e dá vida ao mundo.” – Terça-feira – 25/04/2023

Jo 6,30-35 = Jesus é o Pão de Deus que desce do Céu e dá vida ao mundo.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

30 Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra?*

31 Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24).

32 Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu;

33 porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.

34 Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão!

35 Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Os hebreus no deserto ficavam preocupados com a falta de comida, importunavam Moisés. E o profeta alcançou o socorro de Deus, o “maná”: “o pão que o Senhor vos dá, é o pão do céu”.

Jesus fez o “sinal” de multiplicar o pão para mostrar que é o Enviado de Deus.

Os judeus que acabaram de comer o pão do milagre oferecido por Jesus, querem novamente pão, querem que Jesus faça sempre o sinal como Moisés que deu o “mana” no deserto durante quarenta anos.

Não compreendem que a multiplicação dos pães é um sinal que contém uma mensagem mais profunda: é sinal que Jesus é Enviado de Deus. Mas eles pensam somente nas coisas passageiras, desta terra, aceitam Jesus como um grande Profeta que lhes dá o pão material.

E Jesus afirma: O pão que vocês devem procurar é a minha pessoa, eu alimento a vida de vocês. “Eu sou o pão da vida. Quem crê em mim não terá mais fome e quem crê em mim não terá mais sede”. Eu venho do Pai para dar a vida ao mundo. Quem crê em mim, vai satisfazer sua fome e sede de vida eterna.

Jesus Cristo é o verdadeiro alimento que o Pai envia, é o Pão do Céu, é a Palavra, é o Filho de Deus que se fez homem. Palavra de Deus é Alimento que orienta e dá força para os homens. Devemos ir a Jesus, procura-lo como único Salvador.

Hoje encontramos Jesus vivo presente no sacramento da Eucaristia.

Por que motivo eu procuro Jesus? Solução para os problemas de cada dia, ou para que Deus entre em minha vida?

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você vem do Pai, é o “maná” que alimenta a nossa alma, nossa necessidade de infinito. Agradeço por todas as vezes que atendeu meus pedidos de saúde e bem-estar, mas sinto que o mais importante é me entregar a você, que veio do Pai e nos levará ao Pai. Creio e confio em você e peço que sacie minha fome e sede de vida verdadeira.

Que meu coração não seja fechado como aquele dos judeus que só pediam bem-estar material.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento