SÃO MARCOS EVANGELISTA
25 de abril
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
Hoje, festa de São Marcos, contemplamos este jovem que amava Jesus e o acompanhou junto com os discípulos.
Marcos era filho de Maria de Jerusalém. Na casa dele Jesus fez a Santa Ceia, e depois saiu com seus discípulos para o monte das oliveiras.
O Evangelho de Marcos nos descreve com detalhes que escondido na escuridão das oliveiras estava também um jovem coberto somente por um lençol acompanhando o grupo dos discípulos. E quando chegaram os guardas e prenderam Jesus, os discípulos fugiram:
Mc 14,50 – Então todos o abandonaram e fugiram.
51 Seguia-o um jovem coberto somente de um pano de linho; e prenderam-no.
52 Mas, lançando ele de si o pano de linho, escapou-lhes despido.*
Na casa de Maria, mãe de Marcos se reuniam os Apóstolos com a primeira comunidade cristã. Em sua casa se refugiou Pedro libertado da cadeia (At 12,12).
Ainda jovem Marcos colaborou com o tio Apóstolo Barnabé na evangelização de Cipro. Em seguida foi colaborador de Paulo (Cl 4,10), especialmente no cativeiro de Roma. Discípulo fiel de Pedro que o apelida: “Meu filho” (1 Pd 5,13), escreveu o segundo evangelho, recolhendo a pregação do Apóstolo Pedro sobre os ditos e os fatos de Jesus.
Antiga tradição narra que Marcos pregou o Evangelho no Norte da África.
Tema de seu evangelho é a proclamação de Jesus, Filho de Deus (1,1), revelado pelo Pai (1,11; 9,7), rejeitado pelo povo (5,40; 6,20), pelos chefes (2,6; 3,6). Momento culminante do Evangelho de Marcos é a profissão de fé do centurião ao pé da cruz (15,39).
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
=> Mc 16,15-20 = Missão aos discípulos
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.19 Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.20 Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Na festa do Evangelista São Marcos a Igreja em sua Liturgia nos ajuda a meditar a missão que Jesus deu a seus discípulos. “Proclamem a Boa Nova a Todos”. Jesus envia seus discípulos com a missão de pregar o Evangelho, para comunicar a grande novidade de que Jesus nos faz filhos de Deus, irmãos entre nós mesmos, e de que, por essa razão, devemos nos relacionar uns com os outros como irmãos.
Jesus subiu ao céu, e envia cada um de nós anunciar o Evangelho. Ele está sempre junto com seus discípulos, e um dia voltará. É muito bom repetir isso às pessoas, com o objetivo de fazê-las olhar para o céu. Em geral, as pessoas consideram apenas a terra, porque querem dividi-la entre si mesmas.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você enviou seus discípulos evangelizar toda criatura, e Marcos ainda jovem acompanhou o tio Barnabé na pregação do evangelho, depois foi companheiro de Paulo e de Pedro, enfim foi evangelizar a África. Como é bom olhar estas pessoas que começaram ainda jovens a serem discípulos missionários e nunca pararam. Que São Marcos nos ajude para sempre continuar fiéis à nossa missão.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento