LEITURA ORANTE – “Jesus a Nicodemos: Deus entregou ao mundo seu Filho único!” – Quarta-feira – 19/04/2023
Jo 3,16-21 = Jesus a Nicodemos: Deus entregou ao mundo seu Filho único!
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado;
mas quem não crê já está condenado, por que não crê no nome do Filho único de Deus.*
19 Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
20 Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Deus Pai amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho único para que o mundo seja salvo por ele.
Desde o início a humanidade desobedeceu ao seu Criador, o pecado entrou no mundo, e toda a criação está sujeita ao pecado.
Deus é amor e quer salvar a sua criação. A Encarnação e a Redenção são manifestações do amor sem limites de Deus para com o homem.
Deus para nos salvar envia seu Filho: deu ao Filho a missão de amar até o fim das forças, sempre tentando salvar. Jesus manifestou que Deus é amor e quer salvar a todos.
Deus manifestou seu amor sem limites para a humanidade quando se encarnou no seio de Maria para fazer parte de sua criação, e redimi-la de seu pecado.
Nós pregamos Jesus na cruz. Ele amou e obedeceu ao Pai, e perdoou à humanidade, levantado na cruz tornou-se fonte se salvação para toda a humanidade. Todos aqueles que se convertem e se entregam a ele participam de seu perdão e de sua vida de amor.
Deus não força a nossa liberdade. Crer e amar depende da nossa decisão, de nossa vontade.
Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Quem ama a maldade, fica no mal que faz. Prefere a escuridão, para que não apareça que suas obras são más. Quem não segue o modo de viver de Jesus recusa a verdade, que é Cristo, fica no seu pecado, na condenação.Quem não crê, condena-se a si mesmo, porque se coloca nas trevas, longe de Cristo.
Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.
A vida eterna começa agora, quando seguimos Jesus, praticamos a verdade, e fazemos nossas obras em Deus, quando olhamos com fé o Filho de Deus levantado na cruz no nosso lugar.
Enquanto vivemos, encontraremos sempre em Jesus o Salvador. Por mais graves e muitos que sejam nossos pecados, sempre conseguiremos o perdão se demonstrarmos sincero arrependimento.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, quantas faltas cometemos, quanta maldade há no coração humano. Se o Pai aplicasse logo sua justiça, quem seria salvo? Mas o Pai quer salvar sua criação, e por isso a entregou a você, o Filho, o único santo, e você nos amou tanto que assumiu seus irmãos pecadores e os amou tanto que alcançou do Pai o perdão. Eu agradeço, e também quero perdoar.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Uma igreja destruída
Testemunho do padre Oleh Ladnyuk
“Na Ucrânia há guerra, a cada dia caem bombas, danificando até mesmo igrejas, nem mesmo durante as celebrações da Páscoa das Igrejas Orientais as bombas pararam de cair na Ucrânia.
Vítimas e feridos no sábado (15/04) e domingo (16/04) na Ucrânia, com a guerra que não conhece descanso nem mesmo em dia de festa.
O padre Oleh Ladnyuk, comemorou a Páscoa próximo da linha de frente de combate, junto aos militares. “Mesmo na Igreja onde eu estive, podia-se ouvir as explosões das bombas, mas felizmente nenhuma chegou perto de nós, não havia medo, eu estava olhando para as pessoas, seus rostos, os militares. Ninguém fugiu, todos estavam seguros pela proteção de Deus e assim terminamos a nossa celebração”.
“É claro que é difícil pregar neste momento, porque quando as pessoas morrem – por exemplo em Kherson, dois civis morreram nestas horas – não é fácil continuar, mas temos a esperança de que Deus nos salva, especialmente agora que o mal está entre nós.” “Dizemos sempre que a Páscoa vence a morte, é o triunfo da luz sobre as trevas, e por isso esperamos que a bondade sempre prevaleça sobre o mal”.