Lc 24,35-48 = Aparição aos onze.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
35 Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
36 Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco!
37 Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito.
38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações?
39 Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.
40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer?
42 Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado.
43 Ele tomou e comeu à vista deles.
44 Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.*
45 Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo:
46 Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia.
47 E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
48 Vós sois as testemunhas de tudo isso.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
A ressurreição de Jesus é algo de completamente inesperado na vida humana; bonito demais para ser verdade: A alegria é tão grande que não consegue penetrar facilmente no coração deles.
Jesus oferece provas bem claras e pede que toquem nas mãos, que constatem as feridas dos pregos, também diante deles come um pedaço de peixe assado.
Porém estes sinais sensíveis não são suficientes para os discípulos compreenderem o significado da paixão, morte e ressurreição, que é participar da vida gloriosa. Jesus lembra as escrituras, explicando que cumpriu sua missão como está na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos: ofereceu-se em sacrifício pelos pecados, tornou perfeitos aqueles que santificou, e agora entra na glória.
Jesus ressuscitado é o mesmo que viveu com eles e foi crucificado, mas também seu aspecto é diferente: não está mais sujeito às nossas limitações humanas porque ressuscitou.
A ressurreição é um fato que acontece na nossa história, mas permanece um fato misterioso: ele está presente junto aos seus discípulos, mas invisível, e se torna visível só para dar uma missão.
Agora os discípulos experimentaram o amor de Deus, serão testemunhas deste amor. Jesus transmite aos discípulos seus poderes, a força do Espírito Santo para continuar sua missão até sua volta gloriosa no fim dos tempos.
Pela vontade do Senhor agora a Igreja testemunha que Jesus não é só uma pessoa que existiu no passado da humanidade, mas é o Vivente agora, é o Ressuscitado, é alguém que transforma a história e a humanidade. Testemunhar Cristo, ser cristão é mostrar coisas que são possíveis somente pela presença de Jesus ressuscitado entre nós.
ORAR: Para dar minha resposta a Jesus.
Jesus, eu peço que quando faço a leitura orante das escrituras, você aumente minha fé, vença minhas dificuldades e me dê o Espirito Santo para ser testemunha, missionário. Que eu possa anunciar com minha vida e minhas palavras que você está em minha vida e das pessoas que abrem seu coração.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: