Jo 12,1-11 = Jantar em Betânia e unção dos pés de Jesus.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara.
2 Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas.
3 Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo.
4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse:
5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?
6 Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam.
7 Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura.
8 Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis.
9 Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara.
10 Mas os príncipes dos sacerdotes resolveram tirar a vida também a Lázaro,
11 porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Já começamos a Semana Santa. Hoje meditamos um fato acontecido seis dias antes da páscoa. Jesus não vai a Jerusalém, onde encontra um ambiente de ódio, mas chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos, e nesta família encontra acolhida generosa e amor sincero.
Jesus ressuscitou Lázaro, e por isso festejam o acontecido com um grande banquete. Lázaro está sentado à mesa, Marta está servindo e Maria aproveita a ocasião para agradecer.
Tomando quase meio litro de perfume muito caro, unge os pés de Jesus e enxuga com seus cabelos, e a casa inteira fica cheia do perfume do bálsamo. A unção em Betânia é expressão pura de amor. Desperdício inútil? Maria ama Jesus, e não mede despesas: expressa a intensidade do seu amor com um presente de qualidade e caro.
Judas não entende a linguagem do amor, só entende a do interesse: critica, porque ele ama o dinheiro, e falando em boas obras, disfarça a sua vontade de roubar o dinheiro.
Jesus vê este gesto como homenagem antecipada para a sepultura: o gesto de Maria prepara o corpo de Jesus para a morte: “Ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura”.
Lázaro é testemunha do poder de Jesus e os judeus vão a Betânia por curiosidade, para ver Lázaro ressuscitado dos mortos. Às vezes, até a curiosidade pode ser uma oportunidade para despertar a fé. De fato, muitos acreditam vendo Lázaro ressuscitado. Ao contrário os sumos sacerdotes não querem aceitar a realidade e pensam em matar Jesus e também Lázaro.
“sempre tereis convosco os pobres”: A comunidade que vive o espírito de Jesus será eminentemente uma comunidade de pobres e sempre aberta fraternalmente para os pobres.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você ressuscitou Lázaro, e seus amigos ofereceram um banquete. Maria quis manifestar seu amor com um presente de qualidade. Também muitos judeus foram ver Lázaro ressuscitado dos mortos; era curiosidade natural, mas para alguns foi motivo de fé e se tornaram discípulos.
Nesta Semana Santa queremos participar junto com seus discípulos e com nossos dons queremos agradecer seu amor infinito.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: