LEITURA ORANTE – Transfiguração: Viram a glória de Jesus– Domingo 05/03/2023
Mt 17,1-9 Transfiguração: Viram a glória de Jesus
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2 Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3 E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.*
4 Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.
6 Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
7 Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais.
8 Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
9 E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus está se preparando para ir a Jerusalém, onde completará a salvação através da paixão, morte e ressurreição, mas os discípulos não compreendem e acham difícil acompanhar Jesus até Jerusalém.
Então ele leva os três discípulos mais íntimos, Pedro, João e Tiago, sobre um monte alto para tomar parte do seu encontro com o Pai. Só que quando chegam lá em cima, os três discípulos, cansados, adormecem.
Enquanto Jesus fala com o Pai é transfigurado.
No meio de tamanha luz sobrenatural aparecem os profetas do Antigo Testamento – Moisés e Elias – conversando com Jesus, justamente sobre o final de sua vida passando pela morte e ressurreição: a sua saída desta vida, para ir à glória do Pai: para levar a cumprimento sua missão é necessário passar pela justiça divina para poder chegar à glória.
A transfiguração é um acontecimento sobrenatural que se manifesta na humanidade de Jesus, e os discípulos podem ver o Reino de Deus realizar-se com poder, como prenúncio da ressurreição. Mas os discípulos se preparam mal para esta revelação: dormem, não oram e não compreendem a mensagem sobre a paixão.
Pedro, Tiago e João acordam e veem Jesus na grande luz de Deus. Pedro quer ficar na luz da glória, e propõe fazer três tendas e ficar ali para sempre.
A voz misteriosa vinda o céu confirma que Jesus é o Messias, o Filho que ama o Pai e os homens com toda a sua vida, com todas suas forças. O Pai manda obedecer e seguir o caminho de seu Filho também quando passa pela cruz, porque este é o verdadeiro caminho da glória. Esta visão deve ser meditada no coração, e não podem contar para ninguém.
Depois da transfiguração Jesus desce à planície e continua sua vida normal de pregação, fazendo o bem, apesar da perseguição.
É nosso desejo ficar sempre na alegria na felicidade, e somente na oração podemos compreender que Jesus está falando do modo pelo qual é necessário passar pela justiça para poder chegar à glória. Primeiro vem a expiação do pecado e depois a glória será o grande presente de Deus Pai ao Filho sempre obediente.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, é bonito seguir você quando tudo vai bem, mas quando chegam as dificuldades não compreendemos, e até reclamamos. Somos como os discípulos que não oram junto com você e não compreendem.
Ajuda-nos em nosso encontro com o Pai, especialmente na leitura orante, para superar o sono e as outras preocupações normais do dia a dia, compreender a vontade do Pai, e ficar sempre disponíveis a realizar o bem quando é fácil e também quando é difícil.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
A TRANSFIGURAÇÃO é manifestação antecipada da glória do Senhor e profecia de seu êxodo para o Pai. A celebração deste dia traz à luz a dimensão pascal e escatológica da liturgia e de toda a vida cristã. A palavra do Pai preanuncia a adoção filial dos que escutando e seguindo o Filho predileto, se tornam seus irmãos (Lc 8,21) e partícipes da transfiguração eterna.
A festa de 6 de agosto, originalmente celebrada no Oriente, foi estendida a toda a Igreja por Calisto II (6 de agosto) como lembrança da libertação de Belgrado (1456).
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.