Mt 7,7-12 = Quem pede, recebe; quem procura, encontra.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
7 Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto.
8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.
9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?
10 E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente?
11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Deus nos deu a existência sem a gente pedir. Nos dá continuamente a vida sem a gente pedir. O coração bate, os pulmões respiram, o corpo se desenvolve em milhões de funções, sem a gente pedir a Deus…
Mas ele quer que a gente faça oração para pedir o que temos necessidade. Por que?
Na oração podemos reconhecer que tudo é dom de Deus, e podemos predispor nosso coração a receber os dons, especialmente o Dom maior, o Espírito Santo.
Deus sempre escuta nossa oração porque nos ama. Pedimos com fé na certeza que Deus dará o que ele sabe ser o melhor para nós. Toda oração contém louvor e agradecimento. Toda oração é entregar-se nas mãos do Pai: “Seja feita a vossa vontade.”
Por que às vezes não dá o que pedimos? É porque o Pai quer dar algo melhor. Ou porque quer que a oração seja feita com coração mais puro. Também às vezes nos deixa no sofrimento, porque a cruz faz parte de nossa existência pecadora, mas ele fica ao nosso lado sempre.
Também é bom ter discernimento e distinguir entre oração e superstição: compreender que não há “orações fortes”, que alcançam tudo o que queremos, são superstições aquelas espécie de orações da prosperidade que devem ser enviadas para outras pessoas, e se não enviar “vai te acontecer uma desgraça”.
O mais importante é pedir: “venha a nós o vosso Reino”. Realizar o Reino do amor de Deus é repartir com os outros o que recebemos, porque eles estão necessitados, porque a lei e os profetas são realizados quando “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles.” Por isso a oração que Deus gosta mais é quando com amor pedimos pelos outros.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, eu confio que o Pai nos ama e quer dar-nos o que necessitamos para viver. Por isso quero louvar e agradecer o bom Pai que está sempre ao meu lado, quando tudo vai bem e também quando estou sofrendo. Ajuda-me para também eu ficar perto dos meus irmãos ajudando-os em suas necessidades.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.