Mt 25,31-46 = No final de nossa vida o que vai valer para Jesus serão as obras de misericórdia.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
31 Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: – Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;
36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
37 Perguntar-lhe-ão os justos: – Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
40 Responderá o Rei: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.
41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: – Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.*
42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.
44 Também estes lhe perguntarão: – Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?
45 E ele responderá: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.
46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
No Antigo Testamento Deus nos entregou a sua lei, os Dez Mandamentos. Mas no Novo Testamento Jesus levou estes mandamentos à perfeição pelo amor. As obras de misericórdia realizam o mandamento do amor, que resume toda a Lei o os Profetas. Isto vale para os que conhecem Jesus Cristo, e para os que não o conhecem.
Os frutos desta Quaresma são as obras de misericórdia.
Jesus ensina que nosso serviço ao próximo deve ser feito com amor e doação desinteressada, Jesus elenca famintos, doentes, migrantes, prisioneiros e todos aqueles que não podem retribuir nossa obra de misericórdia. Agora o lugar de Cristo é entre pobres, os doentes, os presos, os marginalizados. Encontraremos Cristo somente encontrando os pobres materialmente ou espiritualmente, pessoas que necessitam de mim. A nossa missão é lutar para que todos se sintam amados por Deus, e ninguém se sinta excluído pelos outros.
É fácil tratar bem quem nos respeita, é difícil tratar bem quem nos prejudica. Em minha atividade não estou servindo os outros quando faço do jeito que eu gosto e não do jeito que eles necessitam. Devemos nos acostumar a olhar os homens com o olhar de Deus, que ama todos os seres que criou.
Será que já estamos acostumados a reconhecer Cristo presente nas outras pessoas, porque todos são necessitados de minha atenção: o que faço para qualquer pessoa, sem olhar se merece ou não, faço para Jesus. É necessário treinar e nos acostumar a esta convicção de fé.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, você mesmo me indicou que servindo aos necessitados estou servindo a você. Peço para servir com amor a todos, especialmente aqueles que parece que não merecem, aqueles que não agradecem.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
A LUTA ESPIRITUAL
O Príncipe das trevas luta contra a paz, contra o amor, contra a reconciliação, ele pode produzir sentimentos e tendências obsessivas como ciúme, vontade de sucesso com qualquer meio, vingança, dominação,…
Satanás é mais forte que nós, porém é impotente se estamos com Deus. “Vigiai e orai para não cair em tentação” Se você quer ser mais forte que o mal, deve formar uma consciência vigilante. Orar bastante de manhã, durante o dia, à noite, ler uma passagem do Evangelho e colocar a Palavra de Deus em seu coração e esforçar-se para vive-la durante o dia especialmente nas provações. Participar da Missa e confessar. Assim você será cada vez mais forte na fé, e Satanás não poderá fazer o mal.Para evitar ilusões, os santos sempre tinham o diretor espiritual. É necessário dialogar com o orientador espiritual para conhecer melhor a origem dos impulsos e moções que surgem em nosso interior para ver se aumentam o compromisso com Deus ou se pouco a pouco nos afastam do compromisso com Deus.