
Mt 4,1-11 = Tentação de Jesus no deserto.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
3 O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.
4 Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).
5 O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:*
6 Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s).
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).
8 O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9 Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.
10 Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).
11 Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
E o Espírito levou Jesus ao deserto: No deserto não há distrações. Jesus, antes de iniciar sua missão evangelizadora, é levado pelo Espírito ao deserto para um período de 40 dias de provação: recolhimento, jejum, vida dura, autocontrole, decisão contra o mal, e disponibilidade total para Deus; e Deus envia seu anjo para assisti-lo.
Nesta provação, o demônio tenta Jesus citando as Escrituras, porém interpretadas mal, para fazer as vontades humanas. E Jesus resiste às tentações apoiando-se à Palavra de Deus no seu sentido verdadeiro que é de buscar Deus em primeiro lugar.
Provado pela fome, é tentado usar em benefício próprio o poder que o Pai lhe dá para salvar a humanidade. Jesus coloca a Palavra de Deus em primeiro lugar, e repete as palavras da Escritura:
– “Não só de pão vive o homem, mas da palavra de Deus“. Deut 22. Palavra (manifestação) de Deus é o sustento do corpo e da alma.
– Não tentarás o Senhor teu Deus: Não tentar a Deus para que faça a nossa vontade (messianismo segundo os desejos humanos). Até na cruz Jesus teve esta tentação: “Se és filho de Deus, desce da cruz”.
– Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás: Adorar a Deus, Ser Messias segundo o plano de Deus, Criador e Senhor de tudo e não buscar a liderança, o poder e a riqueza através de caminhos errados (adorar o demônio).
Contemplamos Jesus no deserto: ele é o Filho de Deus em uma carne da nossa humanidade, enfrentando todas as nossas dificuldades e também as tentações. Ele sempre venceu.
Nós podemos fraquejar, mas sempre podemos contar com a misericórdia de Jesus que vem em socorro de nossa fraqueza.
Hoje a humanidade está sendo iludida pelo poder da ciência, do domínio, do dinheiro, do conforto, pensando de ser livre de Deus para fazer tudo o que quer. E o resultado é a violência que destrói a convivência entre nós e com a natureza.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, que o seu Espírito sempre me guie nos caminhos da vida para fazer a vontade do Pai. O Tentador está sempre nos iludindo, para desviar-nos do bom caminho. Que a meditação da Palavra de Deus me ilumine nas decisões que devo tomar, e me fortifique para ser fiel ao Pai.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.