Mt 6,1-6.16-18 = Esmola, oração, jejum, tudo de coração e sem ostentação.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.*
4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
6 Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Nesta quaresma aprendemos de Jesus como nossas práticas religiosas devem ser feitas para serem autênticas.
Vamos olhar para Jesus: em Nazaré junto com Maria e José segundo o costume de toda família judaica viveu uma vida simples e alegre, e praticava a oração, o jejum e a esmola. Depois enquanto anunciava o Reino de Deus foi ensinando seu estilo de vida a seus discípulos.
A esmola é um gesto de partilha, e deve ser o sinal de solidariedade e de justiça, de renúncia à posse egoísta.
Na oração, o homem se volta para Deus, adorando-o como único absoluto, e reconhecendo a si mesmo como criatura que depende dele.
Jejum é um ato religioso que reforça a oração: privar-se de algo imediato, a fim de dar mais valor ao que é eterno, para crescer na vivência cristã.
A Celebração das CINZAS expressa uma atitude de conversão e arrependimento para iniciar a Quaresma. Participar das cinzas significa reconhecer sem ilusões que somos pó e iremos voltar ao pó. Apesar de sermos pó, nos sentimos amados por Deus. Participar das Cinzas é um rito importante para o povo, fazendo parte da piedade popular, mas corre o risco de se tornar somente uma cerimônia exterior, sem compromisso de conversão.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, você praticou tudo isso antes de ensinar a seus discípulos. Você nunca os obrigou, mas eles na convivência com você se acostumaram a seguir seu ritmo de vida.
Os santos foram seus melhores discípulos, alguns em posição de liderança, mas a maioria numa vida simples, e nos mostram o modo de imitar você nas mais diversas situações da história.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Por que fazer Quaresma?
O motivo é compreendido somente por aqueles que têm fé verdadeira: porque Deus é o Sumo Bem, a fonte de todos os bens de que precisamos. Só Deus basta (Santa Teresa). Quem tem Deus tem tudo.
Quem procura muita coisa, nunca está satisfeito. Quanto mais compensações humanas se concedem, mais insatisfeitas e vazias se sentem.
Quem procura principalmente a Deus, sente-se profundamente feliz, porque “nosso coração é feito para Deus e é feliz somente quando descansa em Deus” (Santo Agostinho). Quando nosso coração se priva de alguma coisa por amor a Deus e aos irmãos, sente-se satisfeito e realizado.
As pessoas de fé sentem em si mesmas a prova desta verdade: São Francisco de Assis quis imitar a Jesus o mais possível em pobreza e doação, por isso sentia-se tão feliz e cheio de Deus, em suas orações repetia “Meu Deus e meu tudo”.
– Os meios que a Igreja propõe na Quaresma para realizar tudo isso são de dois tipos:
1- Aceitar com paciência os sacrifícios e as provações da vida cumprindo com esmero e responsabilidade todas as atividades e obrigações da própria vida familiar e profissional, e tudo oferecer a Deus.
2- Vigiar e orar em união a Cristo: o jejum, a esmola, a oração ajudam a controlar a própria natureza e as paixões, purificam o coração para o encontro com Deus.
Jesus disse: “Felizes os pobres, e os que choram, os de coração puro, os que são perseguidos… porque deles é o Reino de Deus“. Para vivermos melhor nossa vida cristã nesta quaresma, podemos estabelecer desde já o tempo-extra que vamos dedicar à oração, à Via Sacra, que orações particulares vamos rezar, para aumentar nossa comunhão com Deus. As renúncias voluntárias que iremos fazer como: jejum, esmola, perdoar, sacrificar-se a si próprio em benefício dos outros, ser forte e íntegro nas dificuldades, ser atencioso, compreensivo, bom para os outros, como Jesus, que tinha paciência e amor para todos.