LEITURA ORANTE – Pedro declara sua fé em Jesus. Seguir Jesus até a paixão.– Quinta-feira 16/02/2023

Mc 8,27-33 = Pedro declara sua fé em Jesus. Seguir Jesus até a paixão.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

27 Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou?

28 Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas.

29 Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo.*

30 E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.*

31 E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.

32 E falava-lhes abertamente dessas coisas.

Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.

33 Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Os judeus esperavam um Messias rei poderoso para libertá-los do poder do império romano.

Depois de mais de um ano em que os discípulos acompanham Jesus anunciando o Reino de Deus, eles reconhecem que Jesus é o Messias. Mas Jesus “ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele” como Messias.

Porque o Reino de Deus não é só de cura e libertação. Jesus é o Messias que realiza a vontade do Pai. Deus é justo e dá a seu Filho Jesus a missão de assumir a humanidade pecadora, expiar até a morte merecida pelo pecado da humanidade, depois vai ressuscitar e entrar na glória. A Salvação começa agora, mas será completa na Ressurreição.

Então Jesus prepara os discípulos anunciando que deve ir até Jerusalém, sofrer a paixão para salvar a humanidade do império do mal.

Pedro reconhece que Jesus é o Messias, mas não aceita a paixão, quer que Jesus fique longe de Jerusalém onde está correndo perigo de vida. Então, Jesus chama Pedro de satanás, o tentador que tenta afastá-lo de seu caminho Redentor. “teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens” Sentimentos dos homens são o egoísmo que quer aproveitar a vida neste mundo. Sentimentos de Deus são o amor que se doa totalmente a Deus para a salvação dos homens. Pedro está pensando como os homens que querem sucesso e felicidade, não está pensando como Deus, que ama as suas criaturas e as quer salvar.

Hoje quem é Jesus? O que dizem os homens? O que dizemos nós, que queremos acompanhar Jesus como discípulos? Às vezes caímos na tentação de Pedro e não queremos acompanhar Jesus do jeito dele.

Contemplamos Jesus que se entrega à missão recebida do Pai.

Também nós estamos seguindo Jesus quando cumprimos nossa missão com amor e sacrifício.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, eu amo você, junto com Pedro proclamo que você é o nosso Salvador, e quero seguir você. Mas tomar a cruz é uma renúncia sempre dolorosa. Você nos deu o exemplo através da sua renúncia nesta vida. Peço a força de seu Espírito Santo. Que possamos seguir você como discípulos, e renunciar a todas as nossas inclinações contrárias à vontade de Deus.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Terremoto na Turquia e Síria

Os danos do terremoto na Turquia (Reuters)
Um homem em Idlib, na Síria, sentado nas ruínas após o terremoto que atingiu o país (Reuters)

A Oxfam = confederação de ONGs dedicadas ao combate à pobreza no mundo, através de ajudas humanitárias e projetos de desenvolvimento.

Na Turquia, a Oxfam está trabalhando nestas horas, junto com dezenas de organizações locais e cooperativas de mulheres para fornecer alimentos, abrigo e ajuda psicológica aos sobreviventes nas áreas mais afetadas, incluindo Gaziantep, Hatay e Mardin.

A situação é dramática na Turquia, onde o terremoto atingiu 13 milhões de pessoas – 1 em cada 6 habitantes -, mais de 12 mil edifícios foram destruídos e muitos mais correm o risco de desabar, as estradas estão inutilizáveis e quase 300 tremores secundários foram registrados desde 6 de fevereiro. Em Hatay, uma das cidades mais duramente atingidas, apenas três hospitais permanecem de pé.

O número de vítimas causadas pelo terremoto que devastou a Síria e a Turquia continua aumentando.

“No momento, muitos estão vivendo em carros, em mesquitas, em barracas, para resistir ao frio da noite só têm fogueiras acesas na rua”, explica Stefania Morra, chefe do programa de ação humanitária de Oxfam Itália.

“Os abrigos criados para abrigar aqueles que não têm mais uma casa estão superlotados. Muitos têm medo de novos terremotos e querem partir; centenas de milhares já foram evacuados. Segundo estimativas, poderia levar pelo menos um ano para enfrentar a emergência, mas a realidade é que as consequências desta tragédia serão sentidas por muitos anos ainda”.No que diz respeito à Síria, o Papa enviou, através do Dicastério para o Serviço da Caridade, uma ajuda econômica à nunciatura apostólica, que a empregará no território, apoiando a população já exausta por tantos anos de guerra e agora pelo devastador terremoto.