Mc 8,22-26 = Cura de um cego em Betsaida.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
22 Chegando eles a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram-lhe que o tocasse.
23 Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
24 O cego levantou os olhos e respondeu: Vejo os homens como árvores que andam.
25 Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe.
26 E mandou-o para casa, dizendo-lhe: Não entres nem mesmo na aldeia.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus está anunciando o evangelho em Betsaida, cidade que é a pátria de Pedro e André.
Algumas pessoas trazem um cego a Jesus pedindo a cura, porém a fé do homem ainda é imperfeita.
Jesus acolhe o cego. Leva-o para fora da confusão, passa saliva nos olhos, impõe as mãos, devagar vai conversando, evangelizando através de sinais e gestos de cura para que o cego compreenda melhor o que está acontecendo. Esta cura ainda não é completa porque o cego ainda não compreende bem a ação do Salvador. Jesus impõe de novo as mãos, o homem compreende melhor o que Jesus está fazendo, a fé é fortificada e a cura é completa.
O milagre não é ato mágico, mas depende da fé da pessoa. A fé é um encontro com Deus, é um dom que amadurece devagar, dependendo da colaboração de cada pessoa. Após a cura, o cego não deve ir para a praça da aldeia, mas ir logo para casa, porque é necessário sair do turbilhão das ocupações de todo dia para ter a paz necessária ao encontro com Deus.
Como este cego de Betsaida, também nós podemos ser lentos para confiar e nos entregar a Jesus. Nossa fé sempre é fraca. Agradecemos a paciência que ele tem conosco.
Este milagre é usado pela Igreja também na catequese do batismo, para pedir a cura da cegueira interior, para compreender melhor a Palavra de Deus. É necessário continuar junto a Jesus para que a adesão da fé se desenvolva em nosso coração.
Não existe somente a cegueira física, mas existe uma cegueira pior, que nos faz “ver os homens como árvores” como objetos que estão ao nosso lado, e nos interessam somente quando nos servem.
A vida é feita de relacionamento com os outros, uma convivência em que cada um recebe e oferece estima e amor.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, peço o dom da fé, o dom de enxergar os sinais da ação de Deus na minha vida. Devo ter um tempo de retiro e oração para estar a sós com Deus e compreender sua ação. Que a fé me ajude a ver melhor as pessoas, que não são um objeto qualquer como as árvores, mas são irmãos
junto com os quais estou construindo a vida.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Papa Francisco tem uma tarefa grande e pesada na Igreja e no mundo. Por isso ele sempre pede: “E não esqueça de rezar por mim”.
13 de março é 10º Aniversário do Pontificado do Papa Francisco.
Então segunda feira 13 de fevereiro, foi lançada a iniciativa que durante este mês todo dia rezar uma AVE MARIA, até 13 de março.