LEITURA ORANTE – Todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos. – Segunda-feira 06/02/2023

Mc 6,53-56 = Todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

53 Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram.

54 Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu.

55 Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava.

56 Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam curados.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus desembarca na região de Genezaré e logo é reconhecido pelos moradores do lugar. Todos o procuram e Jesus atende a todos, curando o corpo e a alma.

“Todos os que tocavam Jesus ficavam curados”. Os escribas e fariseus consideravam um escândalo deixar-se tocar pela multidão doente, mas Jesus não se importa com a opinião dos especialistas da religião. Ele mostra a generosidade do amor de Deus, “curava a todos”, atende a todos aqueles que tem um mínimo de fé e humildade.

Também hoje é possível “Tocar Jesus com fé para ser curado no corpo”. São milhões de pessoas que todo dia invocam Jesus em suas necessidades. Porém isto é só o começo, lembremos que a fé que pede cura do corpo ainda não é a fé que salva a alma.

O povo sente os sofrimentos do corpo, porque limitam a capacidade de ação. Mas a missão de Jesus é de salvar do pecado que é a origem de todo mal. São poucos aqueles que compreendem esta situação mais profunda, e abrem seu coração para a conversão.

É fácil tocar Jesus para pedir cura e saúde, é difícil deixar Jesus tocar nosso coração para curá-lo dos maus costumes, isto só acontece quando amamos Jesus de verdade.

É necessário ser salvo da nossa fraqueza espiritual que nos leva à doença do pecado. A fé da salvação é confiar em Jesus e converter-se. É necessário se entregar a Jesus com toda nossa vontade para segui-lo obedecendo ao evangelho. E isto nem sempre é fácil.

Jesus mostra para todos a generosidade de Deus para que eles e se entreguem ao amor de Deus com confiança, abandonando seu orgulho e sua desordem moral. Jesus quer curar as profundezas do coração.

ORAR: Conversar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

Jesus, até que temos saúde, não sentimos nossa fraqueza, então nosso orgulho nos torna autossuficientes, até esquecer de Deus. Mas quando ficamos doentes sentimos nossa fraqueza e dependência dos outros e de Deus. Temos pressa para sarar. Mas esta situação de fraqueza pode levar-nos a valorizar os cuidados e o amor de quem nos está perto, e a confiança humilde em Deus que nos ama.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Santa Missa no Mausoléu de “John Garang”

Papa Francisco encerrou sua peregrinação pela paz com a Santa Missa no Mausoléu de “John Garang”, e orou pela paz.

Maria, a “Nossa Senhora da África está sempre conosco, e a ela a Rainha da Paz confiamos a grande causa da paz em todo o mundo.

“A ela confiamos a causa da paz no Sudão do Sul e em todo o continente africano, onde tantos de nossos irmãos e irmãs na fé sofrem perseguição e perigo, onde tantas pessoas sofrem por causa de conflitos, exploração e pobreza. A Nossa Senhora também confiamos a paz no mundo, especialmente nos muitos países que estão em guerra, como a martirizada Ucrânia”.

E sublinhou para a valorização das mulheres: as mães são a chave para transformar o país. Se lhes forem concedidas as justas oportunidades, elas, com a sua laboriosidade e destreza para guardar a vida, terão a capacidade de mudar a fisionomia do Sudão do Sul, de lhe dar um desenvolvimento sereno e coeso. Mas peço, por favor, a todos os habitantes destas terras: que a mulher seja protegida, respeitada, valorizada e honrada. Por favor, protegei, respeitai, valorizai e honrai toda a mulher, menina, adolescente, jovem, adulta, mãe, avó. Sem isso, não haverá futuro”,

As palavras finais de Francisco ainda são de afeto ao povo do Sudão do Sul, “vocês estão no meu coração, vocês estão nos nossos corações, vocês estão no coração dos cristãos do mundo inteiro”, assegura. E repete: “Nunca percam a esperança”. E não se perca a oportunidade de construir a paz”.Um campo de refugiados: No Sudão Sul há 4 milhões de refugiados que tiveram de sair de suas terras fugindo das guerras.