Mt 5,1-12a = Bem-aventuranças.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
1 Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
No monte Sinai Deus deu os dez Mandamentos a Israel, o Povo da Antiga Aliança.
Jesus proclamou as Bem Aventuranças na montanha, que é o modo de viver do Povo da Nova Aliança.
Jesus começa a ensinar a seus discípulos uma nova lei: ser pobres, mansos, misericordiosos…, Jesus não impõe mandamentos, mas revela o caminho da felicidade – o Seu caminho – repetindo oito vezes a palavra “bem-aventurados”:
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus, felizes porque se desapegam de tudo para ter o Reino de Deus agora: Deus é deles porque eles são de Deus. Felizes os que se encontram em aflição, injustiça, guerra, perseguição, etc. por causa da nova condição que os Bem-aventurados receberão de Deus: serão consolados, serão saciados, … .
Para doar-se a nós, Deus escolhe com frequência estradas impensáveis, provavelmente aquelas dos nossos limites, das nossas lágrimas, das nossas derrotas. É a alegria pascal da ressurreição, de quem tem os estigmas da paixão, atravessou a morte e fez a experiência do poder de Deus, e agora vive.
É necessário pedir a luz do Espírito Santo para entender este caminho belo e certo da felicidade que o Senhor nos propõe.”
É necessário ver a diferença entre o modo de viver do mundo e o modo de viver de Jesus:
O mundo estima quem possui muitos bens, busca alegria, conforto, prazer. No mundo, o mais forte sempre tem razão, defende seus direitos, é violento e mentiroso. Quando ele mata a culpa é sempre da vítima. No mundo, cada um exige seus direitos e passa por cima dos direitos dos outros. Por isso aumenta a violência e a morte.
Bem diferente é o modo de viver de Jesus: nasceu pobre, em Nazaré ganhou a vida num trabalho honesto, confiou em Deus e não nos bens materiais. Jesus sofreu fome, sede… aceitou os sofrimentos da vida sem revoltar-se, chorou o amigo Lázaro morto. Jesus era manso, não queria vingança, mas confiava na justiça de Deus. Jesus renunciou a seus direitos para se colocar ao serviço de todos. Foi considerado louco, possuído pelo demônio, foi morto como um marginal. E ressuscitou.
Quem está no reino de Deus? Está no Reino de Deus quem vive como Jesus: tem o coração do pobre que se apoia em Deus. O simples, o humilde, manso, justo, honesto, quem é puro nas suas intenções e promove a paz sabe aceitar a vida do jeito que ela vem, e faz o bem da melhor maneira que lhe é possível.
Estas pessoas podem até sofrer, podem até ser perseguidas, mas não se revoltam contra a vida porque sabem que o Pai do céu está sempre perto deles, dando força, acolhendo, dando a paz interior. Esse foi o modo de viver de Jesus, este é o modo de viver de seus discípulos.
Nós somos santos, chamados a viver como consagrados a partir ne nosso batismo, crisma e eucaristia unidos a Jesus, o Filho de Deus. Ele nos doa o Espirito para ter a luz e a força de viver as bem-aventuranças.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você nos disse: “aprendei de mim, manso e humilde de coração”. Quero ser seu discípulo e aprender de você. Por isso peço seu Espírito de mansidão com meus irmãos que às vezes são violentos, peço o dom de ser humilde frente a Deus e à vida, e trabalhar pela justiça e a paz reconhecendo que tudo é dom. Dá-me a alegria de sentir que não estou sozinho nas dificuldades da vida, mas além de minhas forças posso contar com o amor do Pai do céu que me dá as pequenas alegrias desta vida e a glória em seu reino de amor.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.
Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.