Mc 2,23-28 = O sábado é feito para o homem.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
23 Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.
24 Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?” Jesus respondeu-lhes:
25 “Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
26 Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros.”*
27 E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
28 e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado.”
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Os discípulos estão com fome. Colhem algumas espigas e debulham para comer os grãos de trigo. Aí são criticados: “Porque, em dia de sábado, os discípulos não descansam, fazem o que não é permitido?”.
Jesus responde: “Também Davi quando se achava na necessidade, entrou na casa de Deus e comeu os pães oferecidos a Deus, que pela lei, só os sacerdotes podiam comer”. Então, Jesus tira a conclusão: Deus criou o homem para viver e estabeleceu seus mandamentos para fazer crescer a vida humana.
A lei foi feita para ajudar o homem, portanto o homem é superior à lei. A finalidade da lei não é a lei, mas o homem.
Jesus esclarece o modo de interpretar as leis religiosas. Consagrado a Deus é o ser humano, e não um dia do calendário. A lei do sábado é para guardar um dia de descanso favorecendo a convivência humana. Os ricos podem descansar de sábado, mas os pobres devem trabalhar, apesar de serem criticados.
A lei serve para regular a convivência de pessoas diferentes. Não é a lei, mas a vida humana que precisa estar em primeiro lugar e devemos nos opor a leis que estão contra a vida humana. A grande lei é o amor a Deus e o amor ao próximo. Cuidar de um doente é superior à obrigação do preceito dominical.
Jesus, o Filho do Homem, nos libertou da escravidão da lei, isto é fazer as coisas por obrigação, para vivermos na liberdade dos filhos de Deus, isto é fazer as coisas por amor.
ORAR: Conversar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.
Obrigado, Jesus porque sua palavra nos ilumina a respeito de tantas leis feitas pelas autoridades. Devem ser observadas quando estão a favor da vida e da convivência humana. Mas quando estão contra a vida, ou protegem os privilégios de alguns prejudicando outros, não devem ser observadas, então será necessário ter união para exigir a justiça.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.
Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.