LEITURA ORANTE – “O tempo de Jesus é tempo de festa, e em tempo de festa não tem jejum.” – Segunda-feira 16/01/2023

Mc 2,18-22 = O tempo de Jesus é tempo de festa, e em tempo de festa não tem jejum.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?”

19 Jesus respondeu-lhes: “Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar.

20 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.

21 “Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.

22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos.”

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Os fariseus tem uma mentalidade fundada nas obrigações de obediência aos preceitos da Aliança do Sinai.

Perguntam a Jesus: “Porque os teus discípulos não jejuam?”.

Jesus responde que começou um tempo novo: o tempo da Nova Aliança fundada no amor e não na lei.

Os fariseus não jejuam por amor a Deus, mas por obrigação, para cumprir a lei, e criticam os outros.

Jesus é o esposo que vem para celebrar a Nova Aliança com a humanidade, é como uma festa de casamento. O tempo em que Jesus anuncia o Reino de Deus é tempo de festa. Em tempo de festa não tem jejum. Seus discípulos são os amigos do esposo que participam da festa, iluminados pelo Espírito Santo formam sua mentalidade seguindo exemplo e a palavra de Jesus.

Mais tarde quando pela paixão e morte, o esposo for tirado e terminar esta festa os discípulos jejuarão. Então o jejum será sinal do desejo da vinda gloriosa de Jesus.

Os fariseus apegados à mentalidade de obrigações não compreendem a força que anima os discípulos de Jesus.

Jesus reforça seu ensinamento com ditados da sabedoria popular: A sabedoria popular ensina que o vinho novo tem fermentação que incha e arrebenta os odres velhos, portanto o vinho novo pode ser colocado somente em odres novos.  O Espírito Santo que Jesus doa aos seus discípulos forma uma família nova onde a convivência e intimidade com Jesus pede um coração novo. É a festa da Nova Aliança em que os pecadores se convertem e sentam à mesa com o Messias. A Nova Aliança em Jesus é algo novo, e não um remendo aplicado à Antiga Aliança do Sinai.

Eu faço jejum por causa da lei, ou por amor a Jesus? O amor gratuito leva ao serviço generoso aos irmãos, imitando Mestre manso e humilde de coração.

Meu jejum é solidariedade com a humanidade que sofre, e confia na festa da vida eterna com Jesus.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você se comparou com o noivo que faz a festa do casamento. Você nos dá o vinho novo, o Espírito Santo que nos leva a agir com a generosidade do amor, e não somente por obrigação ou por medo do castigo do pecado. Ensina-me a viver o Evangelho com liberdade, por amor a Deus e aos irmãos, e não criticar quem faz diferente de mim.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Neste domingo Papa Francisco disse que “o caminho para a unidade cristã e o caminho de conversão sinodal da Igreja estão ligados”.

Portanto, aproveito esta ocasião para anunciar que se realizará, no sábado, 30 de setembro próximo, na Praça São Pedro, uma Vigília Ecumênica de Oração, com a qual confiaremos a Deus os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Para os jovens que virão à Vigília haverá um programa especial durante todo aquele fim de semana, organizado pela Comunidade de Taizé.

A partir de agora, convido os irmãos e irmãs de todas as confissões cristãs a participar deste encontro do Povo de Deus.

Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.

Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.

Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.

Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.

Leave a comment