A = Mt 3,13-17 = Batismo de Jesus
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
13 Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.
14 João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!
15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa.* Então João cedeu.
16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
17 E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
O Profeta João Batista inicia um movimento de penitência em preparação aos novos tempos que estão para iniciar, e convida as multidões à conversão para preparar-se ao encontro com o Messias: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu, Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. A água significa purificação do pecado. O fogo é a força do Espírito Santo que pervade nosso coração e o leva à conversão.
Jesus sente a voz do Pai que o chama. Parte de Nazaré da Galileia e vai até o Jordão para se unir ao movimento de penitência iniciado por João Batista em preparação ao tempo do Reino de Deus.
Jesus está consciente que “deve cumprir toda a justiça” A verdadeira justiça é obedecer à vontade de Deus Pai que queria que Jesus se unisse aos pecadores para tirar o pecado do mundo. Realmente Jesus é Deus que quis ser nosso irmão para assumir nossa humanidade, e redimi-la da maldade do pecado. Jesus sempre nos amou também quando o pregamos na cruz, e então derramou seu Espírito sobre nós. E nós fomos mergulhados em seu Espírito. Assim no Batismo o Pai chama Jesus a dar início à sua atividade messiânica. Jesus é o Filho que não tem pecado, mas se humilha até o batismo, assume a humanidade pecadora, e cumpre toda justiça até as últimas consequências: a maldição da cruz.
Depois do batismo Jesus está em oração, então o céu se abre, o Espírito Santo paira sobre ele como uma pomba e mostra que Jesus é o Messias, o Ungido pelo Pai para trazer a salvação da humanidade. A voz do Pai proclama publicamente que Jesus é o Filho obediente.
Na pessoa de Jesus a separação que havia entre Deus e os homens se acabou. A voz revela o mistério do homem de Nazaré: ele é o filho de Deus, o Messias-Rei (Sl 2,7) que vai estabelecer o Reino de Deus através do serviço, como o Servo de Javé (Is 42,1-2).
O Messias traz o autêntico batismo: não só de água, mas do Espírito Santo que vivifica.
Para os primeiros cristãos o batismo não era uma tradição religiosa ou social, mas uma opção de vida, e muito perigosa em tempo de perseguição.
Vamos contemplar o mistério do batismo de uma criança.
Normalmente pais e padrinhos se preocupam com roupas, fotos e festa, e esquecem o que acontece na realidade: o batizado recebe o Espírito Santo se torna filho de Deus.
Um pai catequista depois do batismo beijou sua criança dizendo: “Sempre beijei o meu filho. Agora estou beijando um filho de Deus”.
Fomos batizados ainda pequenos, para pertencer à família de Jesus. Agora que somos adultos, conscientemente vamos renovar as promessas do nosso batismo. Nós precisamos rezar muitas vezes ao Espírito Santo para que nos ajude: pedir a sua fortaleza, a sua inspiração.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, eu tive a graça de nascer numa família cristã onde fui batizado, recebi o Espírito Santo e me criei num ambiente de fé. No meu batismo você me acolheu como seu irmão, o céu se abriu sobre mim e o Pai me acolheu como filho. Quero renovar o compromisso do meu batismo e ser fiel às inspirações do Espírito Santo para cumprir a missão que o Pai me confia.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.