Jo 2,1-12 = Jesus se manifesta nas bodas de Cana
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4 Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.*
5 Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.*
7 Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8 Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10 e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
12 Depois disso, desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ali só demoraram poucos dias.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Em Israel o casamento era uma aliança sagrada, era preparada com um ano de noivado, era celebrada com grandes festejos pelas famílias dos noivos e dos parentes e amigos.
Celebra-se um casamento em Caná da Galileia. São parentes de Maria, e ela está presente, talvez ajudando na cozinha.
Também Jesus é convidado e vai com seus discípulos que o acompanhavam desde o rio Jordão.
Vinho, numa festa de casamento é sinal de alegria.
De repente falta vinho, e os noivos começam a passar vergonha.
Maria a mãe de Jesus vê a situação embaraçosa para os noivos, e logo vai a Jesus para que ele faça alguma coisa: diz “Não tem mais vinho”. Jesus responde: “Não chegou a minha hora”: a hora dele manifestar a sua glória.
Mas Maria é a mãe do Messias, é a primeira a ter fé em seu poder messiânico. Ela toma a iniciativa, quer que ele comece a manifestar sua missão salvadora. Então chama os empregados para ir e receber ordem de Jesus sobre o que fazer.
Então Jesus manda encher de água os recipientes disponíveis, mais ou menos uns seiscentos litros de água, e depois manda servir. É vinho do melhor. Sinal grande da abundância dos tempos messiânicos. Os profetas falaram muito que nos tempos messiânicos haverá abundância de vinho, abundância de trigo. E nós vemos agora Jesus dando o vinho do melhor. Jesus oferece os sinais de que ele é realmente o Messias, manifesta a sua glória. Os discípulos compreendem o sentido profundo deste sinal e creem nele.
Jesus oferece vinho do melhor com abundância. Sinal grande da abundância dos tempos messiânicos.
Os discípulos ficam ao lado de Jesus, observando e aprendendo as coisas do Reino de Deus. Começam a compreender que Jesus é o Messias prometido. Sua vinda causa alegria, traz a bondade de Deus para nós.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Senhor, vivemos mergulhados nos dons que você nos oferece com tanta generosidade. Muito obrigado pela sua bondade infinita. Senhor, que possamos ver sua presença entre nós. Dá-nos coração semelhante ao de servos que cumprem sua obrigação sempre, também quando não compreendem, dá-nos um coração de discípulos que veem e creem e confiam na imensa bondade do Pai.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.