LEITURA ORANTE – “Tu és o meu Filho muito amado.” – Sexta-feira 06/01/2023
Mc 1,7-11 = Tu és o meu Filho muito amado.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
7 Ele pôs-se a proclamar: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”
9 Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
10 No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
11 E ouviu-se dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição.”
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
João Batista a prepara a vinda do Messias. Prega no “deserto”, lugar do caminho de volta para Deus: Prega um “batismo de arrependimento”, que se expressa na confissão pública dos pecados e na imersão na água purificadora. O batismo é o rito que representa e sela a reconciliação. Lá acorrem, atraídos por sua fama para preparar-se e acolher o Messias.
Efetivamente chega um homem que vem de Nazaré na Galiléia.
Jesus é batizado, se apresenta humilde como o Servo de Javé (Is 42,1-2) que vai estabelecer o Reino de Deus através do serviço.
Mas acontece a grande revelação:
João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele: “o céu se rasgou”: Na pessoa de Jesus a separação que havia entre Deus e os homens se rompeu. Os céus se abrem e o Espírito desce sobre ele.
E a voz celeste pronuncia seu testemunho definitivo: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição.” Jesus é mais que o servo: é o Filho querido de Deus, o Messias-Rei (Sl 2,7) O Messias esperado traz o autêntico batismo: não só de água que limpa, mas do Espírito Santo que vivifica.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, você no batismo quis se solidarizar com toda a humanidade pecadora, e assumiu o pecado, então recebeu o testemunho do Espírito Santo que levou você no anúncio do Reino de Deus. A sua humanidade recebeu a força para fazer as obras do Pai, mas também para chegar até o fim de sua missão, enfrentando os inimigos do Reino de Deus que pregaram você na cruz.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.