Jo 1,19-28 = Testemunho de João Batista: o Messias já está no meio de vós.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?
20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo.
21 Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.*
22 Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?
23 Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).
24 Alguns dos emissários eram fariseus.
25 Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26 João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.
27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.
28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Conforme o povo esperava, antes da vinda do Messias deveria aparecer um profeta como testemunha para preparar o povo.
Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Sua missão era preparar os homens para receberem o Redentor e indicá-lo aos homens. João Batista estava batizando no Rio Jordão e anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo confirmando-a com o batismo.
As autoridades religiosas estavam preocupadas, e mandaram investigar se João pretendia ser ele o Messias. “És tu o Messias? Quem és tu? Porque juntas o povo? Porque batizas: qual é a tua missão?”.
E João declarou: “Eu não sou o Messias. Minha missão é preparar os caminhos, os corações, e por isso batizo na água. Depois de mim virá o Messias, ele já está no meio de vós, ele é superior a mim. Eu sou a voz que grita no deserto. Preparai os caminhos do Senhor”. João tinha a maior missão que um profeta pode receber e cumprir.
Testemunha é aquela pessoa que vê e atesta aos outros o que eles não veem. João, iluminado pelo Espírito Santo viu na pessoa de Jesus o Messias, a luz que ilumina mundo, com uma missão superior à sua missão de ser simples voz que chama. João foi testemunha de Cristo. João chamou todos à fé e à conversão. Ele deu seu testemunho aos delegados oficiais do povo judeu. As respostas que João deu, suas explicações, revelavam mansidão, firmeza, humildade e sabedoria divina, e levavam o povo a preparar-se para o encontro com Cristo.
Alguns abriram o coração, e acolheram o Messias, outros ficaram de coração fechado.
Jesus já está no meio de nós, e pela fé conhecemos toda a história deste menino que nos salva do nosso pecado e nos faz participar de sua vida de Filho de Deus.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, você já está no meio de nós mas falta ainda muita preparação para acolher a graça de sua vinda. O Batista preparou o povo e nele cultivou um grande desejo do encontro com você. Hoje na frente do presépio abrimos nosso coração para acolher você nosso Salvador. Como o Batista também nós testemunhamos que você está no meio de nós.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.