Mal 3,1-4;4,5-6: Eu enviarei o profeta Elias antes que venha o dia do Senhor.
Lc 1,57-66 = Nascimento de João Batista.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Mal 3,1-4. 23-24: Eu enviarei o profeta Elias antes que venha o dia do Senhor.
O profeta Malaquias anunciou que o “Dia do Senhor” virá precedido por um profeta semelhante a Elias. Este profeta converterá o coração dos pais e dos filhos para prepara-los ao “Dia do Senhor”, o dia em que o Senhor dos exércitos virá estabelecer a nova aliança com seu povo. Então o povo estará pronto para a convivência com seu Deus.
Jesus disse que João Batista é este esperado profeta Elias que preparou o povo para o encontro com Jesus.
1 Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho.
E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais. Ei-lo que vem – diz o Senhor dos exércitos.*
2 Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros.
3 Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm.
4 E a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.
23 Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor,
24 e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra.*
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
Lc 1,57-66 = Nascimento de João Batista.
57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60 Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João.
61 Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome.
62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.
63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados.
64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus.
65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia.
66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Nasce o filho de Zacarias e de Isabel: ele é o profeta que o anjo Gabriel anunciou ao pai no Templo. João vem com o espírito e poder de Elias, e anuncia o Messias longamente esperado pelos profetas e os humildes do Povo de Israel. Ele é o “último profeta do Antigo Testamento”. O seu nascimento reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus.
Os parentes se alegram com o casal que finalmente pode apertar em seu colo um filho, o herdeiro da família. Estão ansiosos para escolher o nome da criança, mas não sabem nada do misterioso plano de Deus a respeito do menino.
O pai declara o nome que indica a missão do filho: O nome João significa: Deus é misericordioso com a humanidade e começa a história da salvação. Então Zacarias sente a ação do Espírito que inspirava os profetas e louva a Deus e o povo sente o temor reverente e a alegria do Espírito.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Nossa Senhora, você estava presente quando nasceu João Batista, e ajudava Isabel a cuidar da criança. No seu coração estavam presentes aqueles sentimentos de fé e alegria que cantou no seu cântico louvando a Deus. Peço para que também nós possamos participar de sua fé e do espírito do Natal: respeito e alegria pela presença de Deus que nos salva de nossas misérias.
Também hoje peço por cada criança que nasce porque também ela tem uma vocação divina que os pais e a comunidade devem ajudar a desenvolver. Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.