Jo 5,33-36 = Minhas obras testemunham que eu vim do Pai
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Is 56,1-3.6-8: Felicidade da Nova Jerusalém: Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Advento é preparação ao Natal. Neste tempo a Liturgia oferece para nossa meditação as palavras dos profetas que Deus enviou com a missão de purificar e animar o povo de Israel em preparação à vinda do Messias.
O profeta Isaias afirma que Deus vai reunir em sua casa não só os dispersos de Israel, mas também povos estrangeiros que com coração aberto acolhem sua Aliança.
1 Eis o que diz o Senhor: respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se.
2 Feliz do homem que assim se comporta, e o filho do homem que se atém a isso, que observa o sábado sem profaná-lo, e abstém-se de toda má ação.
3 Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo.
6 Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar seu nome, para serem seus servos, se observarem o sábado sem profaná-lo, e se se afeiçoarem à minha aliança,
7 eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos.*
8 Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel: eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
Jo 5,33-36 = Minhas obras testemunham que eu vim do Pai
33 Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34 Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.
35 João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz.
36 Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar – essas mesmas obras que faço – testemunham a meu respeito que o Pai me enviou.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Os Judeus fazem oposição contra Jesus e não querem acolher o seu ensinamento. Jesus mostra a eles o testemunho de João Batista e especialmente do Pai.
João Batista deu testemunho de Jesus, e veio para preparar o caminho para Jesus.
Mas, Jesus insiste: “Eu não me apoio somente na autoridade de João Batista, eu me apoio no testemunho do Pai, porque eu faço as obras do meu Pai.
Os judeus aceitam João como um profeta. E João anunciava Jesus. Mas os judeus não o aceitaram.
Jesus não se apoia somente no testemunho de João Batista. Ele tem o apoio do Pai, através das obras que ele faz. Os judeus podem ver que tudo quanto Jesus faz, são as obras do amor de Deus chegando até nós. Mas os judeus não aceitam Jesus como enviado do Pai.
Neste advento nos preparamos para acolher Jesus que o Pai nos envia como luz do mundo, como nosso Salvador.
Como João Batista, também nossa vida seis um testemunho de Jesus.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, os judeus não aceitavam você e seu ensinamento, assim mesmo você continuou sua missão até o fim. Nós estamos vivendo numa cultura que se apoia em estudos científicos, e especialmente no sucesso, na opinião pública dos meios de comunicação social.
Porém queremos nos preparar com humildade para acolher você que vem na humildade de uma criança. Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.