Is 54,1-10: Felicidade da Nova Jerusalém: Com misericórdia eterna compadeci-me de ti.
Lc 7,24-30 = Jesus elogia João Batista.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Quinta Is 54,1-10: Felicidade da Nova Jerusalém: Com misericórdia eterna compadeci-me de ti.
O povo de Israel é como uma mulher infiel que o marido abandonou por um tempo mas depois ele teve compaixão dela. Deus abandonou seu povo que foi levado para o Exílio. O profeta Isaias anuncia que Deus continua amando seu povo que então voltará à sua terra com fé renovada e cantos de alegria..
1 Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor.*
2 Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas,
3 pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas.
4 Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez,
5 pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.
6 Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? – diz o Senhor teu Deus.
7 Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.
8 Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti.
9 Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar.
10 Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
Lc 7,24-30 = Jesus elogia João Batista.
24 Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
25 Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.
26 Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta.
27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti (Ml 3,1).
28 Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
29 Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João.
30 Os fariseus, porém, e os doutores da lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Depois que os discípulos de João Batista foram embora, Jesus elogia este profeta tão austero, tão desprendido de si mesmo: O que vocês foram ver lá no deserto do Rio Jordão, um homem que vive na moleza?
Ele era um homem austero que dedicou toda a sua vida a serviço da sua missão.
Ele é o grande profeta que deve preparar o povo para acolher o Messias. Como está escrito: ”Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti” (Ml 3,1).
O povo acolheu com estima este profeta que vivia na austeridade do deserto, e escutaram sua mensagem: “Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João”.
João recebeu a missão de preparar o povo para entrar no Reino de Deus. É a missão mais importante de todos os profetas do Antigo Testamento.
Neste Advento vamos nos converter e acolher o amor de Deus que vem a nós em Jesus. Porque entrar no Reino do Messias vale mais do que simplesmente ser profeta que anuncia. O discípulo que acolhe Jesus e recebe seu Espírito tem mais valor do que aquele que tem a missão de profeta como João Batista.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, Você nos apontou João Batista como exemplo de decisão para nos mantermos firmes em nossa vida cristã. Você nos deu seu Espírito, pedimos a graça de sermos fiéis às suas inspirações. O seu Espírito nos confirme que o Pai nos ama com amor eterno.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.