LEITURA ORANTE – Sobre ele repousará o Espírito do Senhor – Terça-feira 29/11/2022
29-11
1 Advento Terça f. =
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
Is 11,1-10: Sobre ele repousará o Espirito do Senhor.
1 Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.*
2 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.
3 (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;*
4 mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio.
5 A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.
O profeta Isaias anuncia que da descendência de Davi nascerá o Messias esperado pelo povo de Israel.
O Espírito Santo repousa sobre ele. O Messias trará a paz na sociedade e em toda a criação.
Lc 10,21-24 = A boa nova revelada aos pequenos, aos humildes.
21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.*
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus exulta no Espírito Santo: “Eu te louvo Pai, Senhor do céu e da terra”.
Os sábios, inteligentes e espertos deste mundo veem só o que está passando na frente de seus olhos, mas não veem toda a realidade, não querem ver os acontecimentos com o olhar de Deus e não compreendem as coisas do Reino de Deus.
Jesus disse: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”. O Pai se revela aos pequenos, aqueles que têm o coração puro, simples, humildes.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Jesus está em intimidade com o Pai, e o revela a seus discípulos.
Deus é amor puro, só quem tem coração puro vê a Deus, mas quem é interesseiro está longe de Deus. Deus é manso e humilde, só quem é manso e humilde entra em intimidade com Deus, quem é orgulhoso e violento está longe de Deus.
Deus é simples e generoso, só quem é simples e generoso acolhe a Deus, mas quem está cheio de si não tem lugar para Deus.
É necessário confiar em Deus e abandonar-se a sua misericórdia, o que Deus permitir está bem. É Deus que através de mim realiza todo o bem. É necessário sentir-se pequeno para confiar em Deus, e para poder confiar é necessário sentir que eu não existia, agora eu estou aqui porque ele me deu a vida: tudo que eu tenho é de Deus. Através de mim Deus quer manifestar-se aos outros.
Felizes vossos olhos porque veem que Deus está manifestando através de Jesus, que derrama a misericórdia do Pai sobre suas criaturas. Os profetas falaram e escreveram sobre o Messias, mas agora os discípulos estão vendo e tomando parte à sua ação.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, também nós agora estamos participando da felicidade de deus primeiros discípulos. Dá-nos o seu Espirito para ver sua ação em todos os cristãos que amam o próximo, nos missionários que deixam sua terra para levar o Reino do Pai a outras terras. Obrigado porque, em nossa fraqueza, também nós estamos participando desta missão que mostra a bondade do Pai.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final: