LEITURA ORANTE – “Aguardar a vinda do Filho do Homem, O SENHOR” – Domingo 27/11/2022

27-11
1Adv. Domingo A =
Mt 24,37-44 = Aguardar a vinda do Filho do Homem, O SENHOR.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

37 Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.
38 Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca.
39 E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem.
40 Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado.
41 Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada a outra será deixada.
42 Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor.
43 Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.
44 Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Ficai atentos, vigiai, ficai preparados! porque na hora em que menos pensais O FILHO DO HOMEM virá.
Advento é Tempo de espera, porque o Filho do Homem virá em sua glória, Jesus vai voltar para fazer novos céus e nova terra. Ele virá para acolher seus discípulos e faze-los participar de sua glória. É necessário estar preparados.

Jesus nos adverte de que haverá sinais indicando sua vinda na glória:

Jesus apresenta comparações de três acontecimentos para exortar à vigilância.
= Antes do dilúvio, Noé advertia os homens sobre o dilúvio, mas eles estavam preocupados apenas com as coisas deste mundo, e pereceram todos.
= Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado. O final não será igual para todos: os homens e mulheres preparados permanecerão, e os outros perecerão.
= O Pai de família fica vigilando para defender sua casa dos ladrões.

Jesus adverte de que haverá sinais indicando sua segunda vinda ao mundo: Todo desastre é sinal que este mundo material não vai ficar do jeito que está, Jesus vai voltar para fazer novos céus e nova terra. Mas apesar dos sinais, essa sua vinda será surpresa para muitos. Surpresa por não estarem preparados. Surpresa por viverem preocupados apenas com as coisas deste mundo.

Jesus confirma: o dia de Deus está vindo. O tempo de Deus é o próprio Jesus Cristo que julga os homens. Jesus é o Salvador do universo, porque ele é o vitorioso que eleva a criação à sua plenitude. A morte e a ressurreição de Cristo inauguram um novo tempo, o tempo de Deus, tempo das realidades que ficarão para a eternidade.

O dia em que Jesus voltará como juiz, Deus purificará este mundo de todo mal, então toda vaidade e todo mal serão tirados e jogados na perdição do inferno, então todo bem será premiado para sempre no paraíso. O que fazemos agora dura para sempre: o bem para a vida eterna, o mal para a perdição eterna.

Somos convidados a nos arrependermos de nossos pecados e com nossas boas obras nos prepararmos para o encontro com ele.
Mas apesar dos avisos de Deus, muitos e muitos são colhidos de surpresa. No último dia, os bons serão separados dos maus. Os que souberam corresponder à graça de Deus serão escolhidos para o Céu. Os que não quiserem servir a Deus, serão condenadas ao inferno. Não haverá posição social que possa influir na sentença. Nossas obras é que pesarão na balança.
Nas limitações da nossa existência olhamos para ele e invocamos: VEM, SENHOR JESUS. E o Senhor vem para levar à plenitude a criação do Pai.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Senhor, purificai-nos agora de todo apego às vaidades desta vida, de todo apego aos interesses materiais. Aumentai em nós o interesse pelas coisas que duram pela vida eterna.
Santa Maria, rogai por nós agora e na hora da nossa morte. Vem, Senhor Jesus!

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final

TEMPO DO ADVENTO

No tempo de ADVENTO a Igreja nos prepara para acolher Jesus, o Messias prometido pelos Profetas do Antigo Testamento.

A leitura orante da Palavra de Deus nos ajuda a meditar como Pai fez o anúncio do Mistério de Cristo aos profetas que esperaram o Messias durante o Antigo Testamento.
Chamou Abraão para sair do meio dos pagãos, e formar um povo que adora o único Deus na pureza do coração. Assim foi formando o Povo Hebreu, que, por meio do Profeta Moisés, tirou da escravidão do Egito e fez a Aliança no Monte Sinai. Moisés prometeu que Deus enviará outro grande Profeta para guiar o seu povo, e o povo esperava este Profeta-Messias.
Depois Deus ajudou Josué a conquistar a Terra Prometida onde a Aliança era vivida pelas doze tribos de Israel.
Este povo quis ser governado por um rei: Saul, Davi e depois Salomão, que cobravam impostos pesados. Então Deus através dos profetas prometeu enviar o Rei-Messias para governar na justiça e na paz. E os profetas continuamente chamavam o rei, os sacerdotes do Templo e o povo Hebreu para viver a pureza da Aliança do Sinai. Assim sempre continuou viva a esperança no Messias, profeta e rei.

Na nossa Iniciação à vida cristã durante o Advento é necessário meditar nestes acontecimentos da Antiga Aliança e nos preparar para acolher o Messias que vem fazer a Nova Aliança.

No Advento celebramos a Encarnação de Jesus que se fez nosso irmão para assumir e salvar a humanidade pecadora e meditamos nos evangelhos como Deus preparou Maria e José e o casal Ana e Zacarias pata acolher o Messias.
No Advento celebramos a Vinda de Jesus no coração de cada discípulo que fica vigiando e orando para viver o Reino de Deus.
No Advento celebramos também a Vinda gloriosa de Jesus no fim dos tempos quando virá para fazer seus discípulos participar da glória que ele recebe do Pai. Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória: Jesus na encarnação se apresentou em nossa fraqueza mortal, mas no final dos tempos voltará com todo o poder divino para fazer a criação participar de sua glória.

VIGIAR: Quem é discípulo de Jesus tem esperança, e não se deixa abalar pelo medo, mas fica alegre, de cabeça erguida, porque Jesus vem libertar de todo mal. É necessário ficar em oração preparados para estes acontecimentos: saber renunciar às seduções para manter-nos livres de apego ao nosso conforto e prontos para o encontro com o Senhor.