LEITURA ORANTE – “Vigiai e orai para que o grande dia não vos apanhe de improviso” – Sábado 26/11/2022
26-11
34 Comum Sábado =
Lc 21, 34-36 = Vigiai e orai para que o grande dia não vos apanhe de improviso
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
34 Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.*
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus encerra seu ensinamento sobre a Vinda do Filho do Homem dizendo que o mais importante é Orar e Vigiar, para que nosso coração não seja pesado com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida.
Quem está em união com Deus sabe examinar os acontecimentos da vida para ver o que pertence ao Reino de Deus, e o que dele afasta. Quem se deixa iludir e arrastar pelas atrações desta vida – prazeres, preocupações, ganância, paixões, desordem – fica com o coração insensível para as coisas do espírito, não se importando com Deus, será encontrado vazio e vai cair.
“Ficai atentos e orai a todo o momento, para ficardes em pé diante do Filho do Homem”. Quando Jesus vier para julgar, poderemos ser salvos – ficar em pé – ou poderemos ser derrubados pelos nossos pecados. A oração é fundamental para viver em atitude vigilante, esperando a chegada do Filho do homem.
VIGIAR: significa ficar de prontidão, ficar esperando a vinda de Jesus, organizar a própria vida nesta esperança, com o coração pronto para fazer a vontade de Deus e usando com sobriedade as coisas passageiras deste mundo.
ORAR: é manter contínuo desejo de Deus. Orar para ter força de perseverar até o fim e não cair na tentação. Orar não para convencer a Deus, que já sabe de tudo e nos ama, mas para convencer a nós mesmos que precisamos de Deus, e que o dom de Deus é muito superior a quanto nós possamos merecer. Orar para agradecer, para que Deus nos afaste da tentação e nos livre do mal: É necessário ter um tempo consagrado exclusivamente para Deus.
Também Jesus sabe que ele mesmo tem ainda poucos dias livres antes de sua Paixão, e passa estes dias no Templo falando com o povo, e à noite em oração recolhido no Monte das Oliveiras.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você teve uma vida normal na família de Nazaré participando das alegrias e tristezas de sua comunidade, vida simples do povo trabalhador e fiel. Ensina-nos as alegrias de uma vida sóbria que não se abandona a excessos. Também ensina-nos a trabalhar confiando em Deus para o dia de amanhã, como você nos ensinou no “Pai nosso”: dai-nos o pão nosso de que necessitamos cada dia.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final
RELATORIO-SOBRE-OS-CRISTAOS-PERSEGUIDOS
O relatório “Perseguidos mas não Esquecidos: 2020-22” fornece testemunho em primeira mão e estudos de casos provando que em muitos países os cristãos estão sofrendo perseguição – façamos tudo o que pudermos para mostrar que eles não são esquecidos”.
No Iraque, uma comunidade que contava com cerca de 300.000 cristãos antes da invasão de 2014 pelo grupo Estado Islâmico, caiu pela metade, para 150.000 na primavera de 2022.
Na Síria, os cristãos eram um grupo de 1,5 milhão depois do início da guerra fugiram da perseguição e hoje são cerca de 300.000.
A Índia registrou 710 incidentes de violência anticristã entre janeiro de 2021 e o início de junho de 2022, impulsionados em parte pelo extremismo político.
Durante um comício em massa em Chhattisgarh, em outubro de 2021, membros do Partido Bharatiya Janata (BJP) aplaudiram quando o líder religioso hindu de direita Swami Parmatmanand pediu que os cristãos fossem mortos.
Na Ásia, o autoritarismo estatal levou ao agravamento da opressão. O levantamento mostra a Coreia do Norte como o pior país no continente, onde a crença e a prática religiosa são rotineira e sistematicamente reprimidas.
Na Índia e no Sri Lanka, respectivamente. As autoridades prenderam fiéis e interromperam os cultos da Igreja.
A África viu um aumento acentuado na violência terrorista de militantes não estatais – com mais de 7.600 cristãos nigerianos supostamente assassinados entre janeiro de 2021 e junho de 2022.
Em maio de 2022, um vídeo foi divulgado mostrou 20 cristãos nigerianos sendo executados pelo grupo terrorista islamista Boko Haram / ISWAP.