LEITURA ORANTE – “Oferta da viúva pobre” – Segunda-feira 21/11/2022


34 Comum Segunda =
Lc 21,1-4 = Oferta da viúva pobre.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

1 Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo.
2 Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas,*
3 e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros.
4 Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus está no Templo e observa que os ricos colocam ofertas grandes. Jesus comenta que eles oferecem daquilo que lhes sobra, e até acham que tem direito a recompensa.
Uma pobre viúva quer adorar e agradecer a Deus e coloca duas pequenas moedas. Dá tudo o que tem como ato de adoração a Deus; e nesse tudo, entrega-se a si mesma sem reservas. Dá o que tem, movida pela sua fé simples e generosa. A pobre viúva não tira do supérfluo, mas tira o que é necessário para viver naquele dia.
Jesus ensina que a viúva ofertou mais do que todos, porque Deus olha a disposição do coração e não o valor do dinheiro. O importante é a confiança em Deus e a generosidade. O que Deus acolhe não é a quantia que damos, mas a disposição com que damos.

Nós estamos amando a todos por amor a Deus ou estamos dando preferência às pessoas de que gostamos? Qual é a disposição interior com que estamos fazendo qualquer ação? A motivação principal é agradecer a Deus porque tudo o que temos recebemos dele?
Devemos buscar, não nossas vantagens, mas olhar aquilo que os outros precisam de nós. Tratar com carinho os mais carentes de afeto, disponíveis para servir naquilo que eles precisam.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, a viúva foi ao templo cumprir sua devoção para a festa da Páscoa e deu aquilo que tinha para seu sustento naquele dia, assim fez oração acompanhada pelo jejum.
Eu sei que tudo é do Pai, e tudo recebi dele. O tempo que eu dou para a oração e para dar atenção aos outros é o que Deus espera de mim. Me ajude a ser generoso com aquilo que é de Deus, e que eu devo administrar.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final

Leave a comment